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Publicidade digital do Google deve enfrentar investigação formal da UE, dizem fontes

18 jun 2021 - 10h23
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Os reguladores antitruste da União Europeia devem abrir outra frente contra o Google, lançando uma investigação formal sobre as práticas de publicidade digital da companhia, disseram pessoas a par do assunto, com o movimento ocorrendo provavelmente antes do final do ano.

Uma investigação da Comissão Europeia pode representar a maior ameaça para o Google, que teve receita de 147 bilhões de dólares com anúncios online no ano passado, mais do que qualquer outra empresa no mundo.

Anúncios em suas próprias propriedades, incluindo pesquisa, YouTube e Gmail, responderam pela maior parte das vendas e lucros. Cerca de 16% da receita veio de seu negócio de display ou rede, no qual outras empresas de mídia usam a tecnologia do Google para vender anúncios em seus sites e aplicativos.

A Comissão não quis comentar. O Google não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Em um questionário enviado a rivais do Google e terceiros no início deste ano e visto pela Reuters, o órgão de vigilância da UE perguntou se os anunciantes recebem descontos quando usam intermediários do Google, que permitem que anunciantes ou agências de mídia comprem inventário de publicidade de várias fontes.

O responsável pela concorrência da UE aplicou na última década multas totalizando 8,25 bilhões de euros sobre a companhia em casos que envolveram compras online, smartphones Android e publicidade online.

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