PUBLICIDADE

Projeto de moeda digital do Facebook foi encerrado após enfrentar resistência

Após forte pressão de reguladores e autoridades, gigante desiste de ter a sua própria moeda; ativos devem ser vendidos

27 jan 2022 - 13h23
Compartilhar
Exibir comentários

O projeto de moeda digital do Facebook, conhecido originalmente como libra, será encerrado - e a sua tecnologia será vendida para a Silvergate Capital por cerca de US$ 200 milhões, segundo o Wall Street Journal

O Facebook, revelou pela primeira vez os planos para a libra, rebatizada posteriormente de Diem, em junho de 2019, como parte de um plano para se expandir em direção ao comércio eletrônico e pagamentos globais.

O projeto, porém, imediatamente enfrentou forte oposição de formuladores de políticas monetárias em todo o mundo, que temiam que isso pudesse prejudicar seu controle sobre o sistema monetário, permitir crimes e prejudicar a privacidade dos usuários.

Na busca por aprovações regulatórias, o Facebook renomeou sua moeda digital para "Diem" e reduziu sua ambição de global para se concentrar nos Estados Unidos por meio de uma stablecoin lastreada no dólar norte-americano.

Antes do encerramento, o projeto sofreu um forte golpe, quando o executivo de tecnologia financeira do Facebook, David Marcus, que estava supervisionando os esforços para desenvolver o Diem, deixou a empresa.

Facebook e Silvergate não responderam imediatamente a um pedido da Reuters para comentários.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade