PUBLICIDADE

Produtora de softwares antivírus Avast fará IPO em Londres

12 abr 2018 - 20h39
Compartilhar
Exibir comentários

A Avast, maior produtora de software antivírus do mundo em número de clientes, afirmou na quinta-feira que vai pedir registro para uma oferta pública inicial de ações na bolsa de valores de Londres, em uma operação que pode avaliar a companhia em cerca de 4 bilhões de dólares.

O IPO terá como objetivo levantar cerca de 200 milhões de dólares em oferta inicial. Uma fonte próxima do assunto comentou que a companhia espera levantar mais 800 milhões de dólares em uma oferta secundária.

O montante de cerca de 1 bilhão de dólares, se confirmado, representará o maior IPO de empresa de tecnologia já realizado no Reino Unido, deixando a Avast em pé de igualdade com a rival Sophos, a única empresa de cibersegurança listada em Londres.

O IPO é a segunda tentativa da Avast de se listar em bolsa de valores depois de ter abandonado planos para vender ações na norte-americana Nasdaq em 2012 por causa de condições adversas do mercado.

Fundada há três décadas na antiga Checoslováquia, a Avast afirma fornecer defesas antivírus para 40 por cento dos computadores fora da China, onde produtos estrangeiros de segurança digital são proibidos.

A Avast foi uma das pioneiras no modelo de negócio conhecido como "freemium", distribuindo seus produtos de graça pela Internet e então cobrando dos usuários pelo acesso a recursos mais avançados.

A empresa reunia 435 milhões de usuários no final do ano passado, incluindo 290 milhões de PCs e 145 milhões de dispositivos móveis. O faturamento somou 780 milhões de dólares. A Avast comprou a AVG, uma rival tcheca, dois anos atrás, ampliando significativamente sua base de usuários.

A Avast é 46 por cento controlada pelos fundadores Pavel Baudiš e Eduard Kučera. A CVC Capital Partners tem 29 por cento e a Summit Partners 7 por cento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade