PUBLICIDADE

CEO do Twitter tem conta na própria rede social hackeada

Invasor postou mensagens racistas e fez retuítes em apoio ao nazismo

30 ago 2019 - 17h20
(atualizado às 21h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Jack Dorsey, co-fundador e presidente do Twitter. 11/6/2019. REUTERS/Toby Melville
Jack Dorsey, co-fundador e presidente do Twitter. 11/6/2019. REUTERS/Toby Melville
Foto: Reuters

O presidente executivo do Twitter, Jack Dorsey teve sua conta na rede social hackeada na tarde desta sexta-feira, 30. Ainda não está claro como o invasor teve acesso ao perfil do executivo, mas eles postaram diversas mensagens em sequência, incluindo mensagens racistas e retuítes de mensagens em apoio ao nazismo. A ação aconteceu por volta de 16h30 (horário de Brasília). Uma hora depois, os tuítes já tinham sido excluídos pela rede social. Segundo o Twitter, às 19h15, seus servidores não foram comprometidos e a conta já estava novamente segura. 

Provavelmente, o invasor também teve acesso às mensagens privadas do executivo. O Twitter permite que usuários façam autenticação em dois fatores, mas Mark Zuckerberg, presidente do Facebook,  já teve sua conta no Twitter invadida por não utilizar o recurso. O Twitter postou uma mensagem reconhecendo o incidente de segurança e diz estar investigando o episódio.

A imprensa dos EUA especula acredita que o ataque tenha partido de um grupo hacker que na semana passada atacou contas no Twitter de youtubers e influenciadores digitais do país. 

Relatórios iniciais mostram que os tuítes vieram de um serviço chamado Cloudhopper – uma empresa que o Twitter comprou há alguns anos para auxiliar em seu serviço de tuítes via SMS. A conta de Dorsey já foi hackeada uma vez, em 2016, pela empresa de segurança OurMine. O grupo usou a invasão para incluir uma mensagem sobre "testar sua segurança" e incluiu um link para seu site. 

Apesar de grave, o incidente mexeu pouco com as ações da rede social: após o fechamento do pregão, os papéis do Twitter têm queda de 0,4% na bolsa de valores de Nova York. Neste momento, a empresa está avaliada em torno de US$ 33 bilhões. 

Veja também:

Previsão Brasil - Tempo muito instável na Região Sul:

 

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade