PUBLICIDADE

Presidente da Toshiba Memory minimiza preocupações com preços de chips e mantém plano de IPO

19 set 2018 - 13h07
(atualizado às 14h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente-executivo da Toshiba, segunda maior fabricante mundial de chips de memória flash Nand, ignorou nesta quarta-feira temores devido à queda dos preços dos chips de memória e reafirmou o plano de abrir o capital em dois ou três anos.

Logo da Toshiba em chip em foto ilustrativa
31/07/2012 REUTERS/Yuriko Nakao
Logo da Toshiba em chip em foto ilustrativa 31/07/2012 REUTERS/Yuriko Nakao
Foto: Reuters

"Os preços flutuam no curto prazo para refletir o equilíbrio de oferta e demanda", disse presidente-executivo da Toshiba Memory, Yasuo Naruke, numa entrevista coletiva com a parceira da joint venture, a Western Digital, para marcar a abertura de uma nova linha de produção.

"Mas estamos cuidando da demanda de longo prazo" apoiada por volumes crescentes de dados armazenados devido à ascensão de smartphones poderosos e data centers eficientes, disse ele.

O excesso de oferta pesou sobre os preços dos contratos de memória flash Nand, resultando numa queda média de 15 a 20 por cento no trimestre de abril a junho, de acordo com a TrendForce, empresa de pesquisa de mercado.

Mas a Toshiba Memory e a Western Digital iniciaram a produção em massa este mês na nova linha, a quinta, em Yokkaichi, no centro do Japão.

As duas empresas também estão construindo uma nova fábrica de chips de memória em Kitakami, no norte do Japão.

As novas linhas vão fabricar chips 3D Nand avançados, com uma estrutura de células empilhadas que lhes dará muito mais capacidade de armazenamento que os chips planas convencionais.

Toshiba e Western Digital responderam conjuntamente por 33,8 por cento do mercado Nand em termos de receita no trimestre de abril a junho, ficando atrás da Samsung que respondeu por 36,4 por cento, de acordo com TrendForce.

Naruke disse que a empresa mantém o plano de abrir o capital "o mais rápido possível", adiconando que iniciou um trabalho preliminar para preparar para uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

"Nenhuma mudança em nosso plano, visando um IPO em 2 a 3 anos", disse Naruke.

A Toshiba vendeu a Toshiba Memory em junho para um consórcio liderado pela Bain Capital, que também inclui Apple, a fabricante de chips sul-coreana SK Hynix, a Dell e a Seagate

O acordo levou a Toshiba reinvestir e deter agora 40 por cento da unidade.

A escalada do atrito comercial entre Estados Unidos e China também está aumentando a incerteza sobre o mercado de memória flash. Washington pretende impor tarifa de 10 por cento sobre 200 bilhões de dólares em importações chinesas a partir de 24 de setembro, incluindo alguns componentes eletrônicos.

"O impacto das duas primeiras rodadas de tarifas foi pequeno, mas a última rodada pode afetar vários produtos que usam nossos chips de memória", disse Naruke sobre as medidas.

O presidente-executivo da Western Digital, Steve Milligan, também expressou preocupação com o agravamento das tensões comerciais, apontando que alguns de seus produtos montados em Xangai são exportados para os EUA.

"Faremos o que pudermos para influenciar de forma positiva, seja com o governo dos EUA ou o governo chinês", disse Milligan.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade