PUBLICIDADE

Portugal mostra cautela com riscos apresentados pela libra do Facebook

11 out 2019 - 13h31
(atualizado às 13h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O Secretário de Estado de Finanças de Portugal levantou preocupações sobre a moeda digital libra, do Facebook, nesta sexta-feira, afirmando que ela não deve circular até que os riscos que possa representar para o sistema financeiro sejam resolvidos.

21/06/2019
REUTERS/Dado Ruvic
21/06/2019 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

"Está claro desde o início que é um fenômeno de alto risco com implicações sistêmicas", disse Ricardo Mourinho Felix em uma conferência. "É essencial que nenhum projeto de 'moeda estável' - como a libra - seja lançado até que todas as preocupações tenham sido devidamente resolvidas."

A União Europeia anunciou na terça-feira que vai propor uma nova lei para cobrir projetos de criptomoedas como a libra, dizendo que elas representam um risco para o sistema financeiro em geral.

Felix destacou que Portugal compartilha as preocupações expressas por outros países europeus sobre a libra.

Ao contrário de uma criptomoeda comum, o Facebook afirmou que a libra seria apoiada por uma cesta de ativos financeiros, o que, em princípio, significa que poderia evitar flutuações bruscas de valor - daí o nome 'moeda estável'.

No entanto, Felix apontou o "risco da libra limitar o alcance das ferramentas tradicionais de política monetária" e "poderia ter um efeito significativo nas políticas que hoje promovem a estabilidade do sistema financeiro".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade