PUBLICIDADE

Pesquisadores russos revelam programa de espionagem cibernética

10 fev 2014 - 19h11
Compartilhar

Pesquisadores de um laboratório de softwares russo revelaram nesta segunda-feira um programa de espionagem cibernética operado num país de língua espanhola, tendo como alvo agências governamentais, empresas de energia e ativistas em 31 países.

Intitulada "A Máscara", a campanha operava em segredo desde 2007 e atingiu mais de 380 alvos antes parar suas operações.

A companhia não quis identificar o governo por trás do programa, mas afirmou que a operação é mais ativa em países como o Marrocos, Brasil, Reino Unido, França e Espanha.

O laboratório Kaspersky disse que a descoberta da campanha sugere que mais países tornaram-se adeptos da espionagem na Internet. A empresa só tomou notícia da operação por uma invasão em seu próprio software.

"A Máscara" atingiu instituições governamentais, empresas de petróleo e gás e ativistas usando vírus desenvolvidos para roubar documentos, chaves de criptografia e outros arquivos confidenciais, assim como tomar o controle dos computadores infectados.

A operação infestou computadores que rodam os sistemas operacionais do Windows e Mac, pertencentes à Microsoft e Apple, respectivamente, além de smartphones com os sistemas Android, do Google e iOS, da Apple.

(Reportagem de Jim Finkle e Joseph Menn)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade