PUBLICIDADE

Pesquisadores encontraram um "Chernobyl" no mar da Noruega

Submarino naufragado há 30 anos emite 100.000 vezes mais radioatividade do que o normal....

11 jul 2019 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisadores da Noruega descobriram, no último dia 8, que um submarino russo naufragado desde 1989 está emitindo radioatividade 100.000 vezes maior do que o normal — em uma amostra chegou a ser registrado um nível 800.000 vezes mais elevado que o regular. Jornais russos já chamam o caso de "Chernobyl no mar".

O submarino carregava duas ogivas e dois reatores nucleares, fonte do vazamento, quando sofreu um incêndio que o fez naufragar a uma alta profundidade no Mar de Barents. A região é conhecida pela prática da pesca — as medições e estudos apontaram que não existe risco atual de ingerir um peixe dessa região.

(Fonte: BBC/ Reprodução)
(Fonte: BBC/ Reprodução)
Foto: TecMundo

Consequências

O vazamento foi descoberto por conta da coleta de amostras próximas ao submarino. As taxas de radiação, então, foram comparadas com monitoramentos anteriores, chegando ao resultado de aumento substancial.

Encarregados da expedição disseram que não é necessário alarde, mas que o vazamento deve continuar a ser monitorado para evitar possíveis consequências mais graves. "Em geral, os níveis de césio no mar da Noruega são muito baixos, e como o naufrágio é tão profundo, a poluição do submarino é rapidamente diluída", explicam

Veja o vídeo feito pelo Instituto de Pesquisa Marinha da Noruega do submarino:

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade