PUBLICIDADE

Pequenas indústrias de SP tomam mais crédito com cooperativas e fintechs no interior

19 fev 2020 - 13h32
Compartilhar
Exibir comentários

Indústrias de pequeno porte em São Paulo estão tomando mais empréstimos com cooperativas e fintechs no interior do Estado do que na capital, indica uma pesquisa feita pelo Datafolha a pedido do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi).

De acordo com o levantamento, 14% dos empresários do segmento já fizeram empréstimos em cooperativas de crédito com taxas de juros mais baixas do que em bancos tradicionais, enquanto 6% tomaram crédito com fintechs.

Os empréstimos em cooperativas e fintechs são mais comuns no interior do que na região metropolitana da capital. Enquanto 2% a 4% dos entrevistados na capital afirmaram terem tomado crédito com fintechs ou cooperativas, o número subiu para a faixa de 8% a 9% no interior, de acordo com o estudo, feito com 305 entrevistas junto a empresas com até 50 funcionários.

O levantamento vem no momento em que um crescente número de participantes do mercado financeiro estão ampliando a oferta de crédito a pequenos empreendedores, após terem percebido que muitos deles pedem empréstimos na pessoa física, mas para usar como capital de giro em seus negócios.

Além de bancos digitais, como Banco Original e Nubank, que no ano passado passaram a oferecer contas e outros serviços para pequenas e médias empresas, outras instituições que nasceram com foco no varejo também estão gradualmente ofertando empréstimos para este público.

É o caso das fintechs Creditas, de crédito com garantia, e o Mercado Pago, braço financeiro do portal de comércio eletrônico Mercado Livre. Empresas de pagamentos, como Cielo e Stone também estão ampliando a oferta de empréstimos para pequenos empreendedores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade