PUBLICIDADE

Para reconquistar público, Microsoft 'volta ao passado' em novo Windows

30 set 2014 - 17h14
Compartilhar

A Microsoft revelou os primeiros detalhes da nova versão do seu sistema operacional, o Windows, e entre as novidades está o retorno de um velho conhecido dos usuários: o botão Iniciar.

Mas, agora, este menu trará também, além das listas de programas instalados, os ícones interativos, conhecidos como "azulejos", com tamanho customizável já usados na versão do Windows 8 para aparelhos com telas de toque.

Estes ícones podem exibir notificações sobre os programas, como alertas de novos emails, de mensagens no Facebook e a previsão do tempo.

A ausência deste recurso havia sido uma das maiores mudanças apresentadas pela empresa na sua última atualização do programa, o Windows 8.

Segundo a Microsoft, esta "volta ao passado" é uma forma de tornar o sistema operacional mais familiar para os usuários.

A companhia foi muito criticada quando lançou o Windows 8, porque ele era muito diferente de versões anteriores. Isso fez com que muitas empresas não fizessem a transição para o novo Windows.

Adoção

Normalmente, empresas esperam cerca de um ano para adotar o novo Windows, até que seus departamentos de tecnologia tenham conhecimento suficiente sobre as novidades lançadas.

Mas, dois anos após o lançamento do Windows 8, sua adoção pelos usuários ainda é tímida. Segundo a empresa de pesquisas NetMarketShare, entre todos os PCs, apenas 13,4% usam o Windows 8, enquanto 51,2% usam o Windows 7 e 23,9% usam o Windows XP, uma versão para a qual a Microsoft nem oferece mais suporte técnico.

"É extremamente importante que a Microsoft acerte com o Windows 10", diz David Johnson, que acompanha a empresa para a consultoria Forrester.

Para Johnson, a volta do botão Iniciar ajudará a fazer com que o Windows 10 tenha um melhor desempenho no mercado.

"Isso fará com que a experiência de uso seja parecida tanto no escritório quanto em casa. Isso ajudará a reduzir a resistência a adotá-lo."

O novo Windows será usado em diferentes tipos de aparelhos, como computadors, smartphones e tablets.

Não será mais necessário alternar entre a versão do programa para telas de toque e a versão tradicional, como ocorre no Windows 8.

A Microsoft oferecerá até o fim desta semana uma versão de teste do Windows 10 para desktops e laptops e pretende lançar a versão completa antes do fim de 2015.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade