PUBLICIDADE

O que é uma engine de jogos?

O motor por trás de gráficos e jogabilidade; saiba o que é uma engine de jogos, como influenciam a construção de um game

14 set 2021 13h29
ver comentários
Publicidade

Um ambiente integrado para os criadores de jogos fazerem seu trabalho sobre um guia. Veja abaixo, o que é uma engine de jogos, como fazem diferença em toda a produção de um jogo e conheça as características básicas, atualmente, no mercado dos games. Independente da plataforma que o jogo esteja rodando, quase todos usam engines conhecidas para facilitar o trabalho.

A engine está por trás de tudo no jogo
A engine está por trás de tudo no jogo
Foto: Sean Do/Unsplash / Tecnoblog

Índice

  • Game engine é motor?
  • Funções básicas de uma engine
    • Entradas e controladores
    • Gráficos
    • Física
    • I.A.
    • Som
    • Conectividade

Game engine é motor?

Sim, a palavra engine em inglês significa motor, mas não pense em combustão. As engines dos jogos são sistemas totalmente integrados, onde é modelada a I.A, a jogabilidade e movimentação espacial, os personagens e ambientes, já contando com a parte gráfica.

A game engine é como um ambiente de desenvolvimento integrado, com um conjunto pronto de ferramentas de desenvolvimento visual e componentes de software reutilizáveis.

Transforma a tarefa complexa de desenvolvimento de jogos - em algo um pouco mais simples -, fornecendo uma camada de abstração, fazendo com que muitas partes complexas pareçam fáceis, enquanto o motor de jogo faz todo o trabalho pesado em segundo plano. 

Resumindo, é um framework projetado especificamente para a construção e desenvolvimento de videogames. Os desenvolvedores usam o artifício para criar jogos nos consoles, dispositivos móveis e computadores pessoais. 

Independente da plataforma todos os jogos tem engine
Independente da plataforma todos os jogos tem engine
Foto: Onur Binay/Unsplash / Tecnoblog

Funções básicas de uma engine

Podemos dividir em 6 categorias as funções básicas de uma engine, levando em conta a sua finalidade de uso:

Entradas e controladores

O mecanismo de jogo fornece suporte para uma variedade de dispositivos de entrada, como mouse, toque, etc., ao mesmo tempo que fornece suporte para dispositivos como gamepad e joysticks

Os eventos de entrada são capturados pelo computador - como clique com o botão direito do mouse ou pressionando a tecla de seta para cima, por exemplo - e seu código personalizado é acionado com base na entrada recebida. 

Gráficos

Os gráficos 3D são projetados usando ativos 3D. São desenvolvidos e projetados em programas de renderização externos, como Maya, Blender e, em seguida, importados para a engine. Portanto, um bom mecanismo de jogo deve oferecer suporte a vários formatos de importação.

Física

Existe uma subdivisão da engine do jogo, que é conhecido como physics engine. São softwares que permitem realizar simulações bastante precisas da maioria dos sistemas e movimentos físicos da vida real, como o movimento do corpo rígido, a massa corporal mole e alteração de velocidade e dinâmica de fluidos, elasticidade, etc. 

I.A.

A Inteligência Artificial desempenha um papel significativo no desenvolvimento do jogo. Saber o tipo de armas que o jogador usará, baseado na situação ou no comportamento, tudo é registrado e as respostas são realizadas neste cálculo. A I.A. pode ser feita usando um software especializado embutido nos jogos. 

Som

Mecanismos de áudio e renderização são uma subparte do mecanismo de jogo que são usados para controlar os efeitos sonoros e gerar gráficos animados em 3D em sua tela 2D. 

Conectividade

Atualmente, os jogos suportam modos multiplayer online e sociais, que conectam as aventuras de jogo com seus amigos. A maioria das game engines fornecem suporte completo e scripts para essas necessidades.

Com informação: Gamescrye, Studytonight.

O que é uma engine de jogos?

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade