0

O que é um informe de rendimentos?

Documento necessário para a Declaração do Imposto de Renda, o informe de rendimentos é o comprovante de seus ganhos

15 set 2020
12h21
atualizado em 16/9/2020 às 11h56
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O informe de rendimentos é o documento que confirma quanto você recebeu — seus rendimento ao longo de um ano. É o comprovante de seus ganhos financeiros. Sem ele, não é possível fazer a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Foto: Tecnoblog

O que é um informe de rendimentos?

Na Receita Federal, o nome oficial do informe de rendimentos (pessoa física) é "Comprovante Anual de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte". A empresa onde você trabalha, caso seja um funcionário com carteira assinada, é obrigada por lei a enviar seu informe de rendimentos antes do início do prazo para a entrega da Declaração do IRPF.No documento, devem constar nome e CNPJ da fonte pagadora isto é, da empresa ou instituição responsável pelo pagamento dos seus salários , além do valor total de recebimentos durante o ano anterior e o valor que ficou retido na fonte.Também devem estar descritos os rendimentos tributáveis e aqueles que são isentos de tributação. Um responsável pelas informações prestadas precisa assinar o documento para que este seja considerado válido. Esse é o tipo de informe mais comum.

Outros tipos de informe de rendimento

Bancos, corretoras de valores e INSS (para quem é aposentado ou pensionista) também devem colocar os comprovantes de rendimento à disposição do contribuinte para a Declaração do Imposto de Renda.No documento emitido pelos bancos, devem constar os extratos de investimentos, os saldos de contas (poupança ou conta corrente), e também o rendimento da poupança no período de um ano. Caso a instituição não encaminhe o documento, você terá que solicitá-lo na agência onde tem conta ou mesmo pela internet. Alguns banco já fazem o envio por e-mail.O mesmo vale para quem tem aplicações financeiras. Em alguns bancos e corretoras essa solicitação pode ser feita pelo site ou app da instituição. O informe de rendimentos dos bancos serve para preencher a Declaração de Bens e Direitos e de Dívidas e Ônus na Declaração do Imposto de Renda.Quem recebe aposentadoria ou pensão deve pedir o informe de rendimento diretamente ao INSS (inss.gov.br). Neste caso, é possível fazer a solicitação pelo site da instituição. Para isso é necessário acessar a página "Extrato para Imposto de Renda" no site do INSS, digitar as informações do beneficiário e clicar em "consulta" para obter o informe de rendimentos.

Outras utilidades para o informe de rendimentos

Além de ser fundamental no preenchimento correto da declaração encaminhada anualmente à Receita Federal, o informe de rendimentos pode ter outras utilidades.O documento pode, por exemplo, ser o comprovante de renda na hora de firmar um contrato de aluguel. Também pode ser útil para conseguir um empréstimo em condições mais vantajosas. Isso porque há casos em que a renda total do contribuinte é bem maior do que aquela descrita no contracheque.Se você é empreendedor ou trabalhador autônomo, o informe obtido com o banco ou com a instituição onde você mantém seus investimentos servirá como comprovante de renda. 

Veja também:

Veja como funciona a Bixby, assistente de voz da Samsung
Tecnoblog
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade