PUBLICIDADE

O que é um influenciador virtual?

Personagens virtuais com narrativas em primeira pessoa; vem entender o que é um influenciador virtual e conhecer alguns destaques da indústria

30 nov 2021 16h39
| atualizado em 6/12/2021 às 16h54
ver comentários
Publicidade

A tecnologia e as possibilidades da internet e das redes sociais têm crescido e evoluído tanto que se tornou comum milhares de pessoas se comunicarem, interagirem e serem influenciadas por personalidades virtuais. Isso mesmo! Vem comigo entender melhor o que é um influenciador virtual, como funciona essa tecnologia que tem atraído tantos adeptos e conhecer alguns principais influenciadores dessa indústria.

O que é um influenciador virtual?
O que é um influenciador virtual?
Foto: Vitor Pádua / Tecnoblog / Tecnoblog

Um influenciador virtual é uma criação digital fictícia desenvolvida a partir de computação gráfica em programas como Maya, Photoshop, Lightroom, Illustrator, Unreal Engine, Cinema 4D, entre outros softwares.

Consumidos e acompanhados principalmente nas redes sociais, os influenciadores virtuais possuem personalidade em primeira pessoa, visão de mundo e alguns até mesmo características bem próximas de nós, seres humanos. E tudo isso acaba ganhando vida e gerando envolvimento com o público.

Essas personalidades ganham espaço em um mundo extremamente conectado em que a influência, as tendências e o consumo estão cada vez mais presentes na internet.

O impacto dessa indústria

Os influenciadores virtuais têm apresentado um impacto forte e importante principalmente no mercado de marketing de influenciadores, com suas narrativas reais desenvolvidas de forma bem pensadas pelos seus criadores.

De olho nisso, grandes marcas têm apostado na tecnologia para criar os seus próprios assistentes virtuais que acabam se tornando modelo e interagindo com consumidores a partir de uma comunicação mais próxima. Alguns exemplos são:

  1. Lu da Magalu;
  2. Iana da Havaianas;
  3. Nat da Natura;
  4. Sam da Samsung;
  5. Mara da Amaro;
  6. CB das Casas Bahia.
?ref_src=twsrc%5Etfw">November 22, 2021

Veja só: uma pesquisa de 2019 da HypeAuditor junto com o portal Virtual Humans já apontava que o engajamento dos influenciadores virtuais era bem maior do que os influenciadores humanos tradicionais.

Mas não é só isso. Esse mercado de influência virtual também traz boas possibilidades que faz com que a atenção das marcas esteja voltada para esse universo, como:

  • a capacidade de criar uma comunicação mais humanizada;
  • a inovação que a tecnologia envolvida traz para as campanhas que vai além das tradicionais;
  • a possibilidade de uma comunicação transmídia que passa pelas redes e chega até os jogos;
  • a quantidade de fãs que esse mercado ganha pela diferenciação, aproximação e inovação;
  • a estabilidade e o controle que as marcas podem ter com seus influenciadores ou assistentes virtuais.

Simultaneamente, a indústria de marketing de influenciador experimentará uma drástica mudança no gasto com publicidade de influenciadores humanos para influenciadores virtuais, pois eles oferecem menor custo e maior valor, e com maior controle, juventude eterna, confiabilidade, liberdade criativa, onipresença e mais mundos .

Christopher Travers, Virtual Humans.

Com isso, além de marcas no mundo passarem a desenvolver os seus próprios influenciadores, como já citado alguns exemplos acima, elas também fecham parcerias de divulgação e venda com personalidades virtuais já consolidadas no mercado.

Influenciadores virtuais que são destaque

Lil Miquela

Com mais de três milhões de seguidores, Miquela é um robô de 19 anos, brasileira-americana, que foi desenvolvida pela empresa Brud.

Miquela tem mais de três milhões de seguidores.
Miquela tem mais de três milhões de seguidores.
Foto: Lil Miquela / Instagram / Tecnoblog

Noonoouri

É uma personagem digital, ativista e vegana, também de 19 anos, original de Munique na Alemanha. Foi criada pelo alemão Joerg Zuber e sua primeira aparição foi em 2018.

Noonoouri é original da Alemanha.
Noonoouri é original da Alemanha.
Foto: Noonoouri / Instagram / Tecnoblog

Guggimon

Criado pelo artista e empresário Paul Budnitz, Guggimon é original do Canadá e já conta com mais de um milhão de seguidores. É declarado "artista de terror da moda".

Guggimon já tem mais de um milhão de seguidores.
Guggimon já tem mais de um milhão de seguidores.
Foto: Guggimon / Instagram / Tecnoblog

Knox Frost

Knox Frost é um robô de 20 anos que mora em Atlanta, Geórgia, e já apareceu na Forbes, Fortune, Business Insider, entre outros.

Knox Frost já foi citado pela Forbes.
Knox Frost já foi citado pela Forbes.
Foto: Knox Frost / Instagram / Tecnoblog

Além desses, podemos citar também os influenciadores virtuais: Bermuda, Blawko e Vic Kalli, a primeira influenciadora virtual brasileira. Você pode conferir uma lista completa de influenciadores disponibilizada pela Virtual Humans, um portal que tem o objetivo de movimentar, capacitar e motivar essa indústria.

Com informações: Virtual Humans 1, 2, 3; Influencer Matchmaker e Influencer Marketing Hub.

O que é um influenciador virtual?

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade