PUBLICIDADE

O que é Telnet?

Saiba o que é Telnet; entenda também como funciona esse protocolo de rede usado para criar uma conexão remota entre duas máquinas

26 mai 2022 16h59
ver comentários
Publicidade

O Telnet é um protocolo de rede normalmente usado para agilizar o conserto de falhas em computadores. Ele possibilita uma conexão remota entre duas máquinas, facilitando não só a correção de erros, mas também o acesso a programas e dados. Mas, afinal, o que é Telnet? Abaixo, vou te explicar mais detalhes sobre o termo.

O que é Telnet?
O que é Telnet?
Foto: Vitor Pádua/Tecnoblog / Tecnoblog

O Telnet não é novo. Na verdade, ele foi criado há cerca de 50 anos pelas forças armadas dos Estados Unidos e, inicialmente, sua função era transmitir dados entre as bases militares. Hoje, esse protocolo consegue fazer a emulação de um terminal à distância, permitindo a execução de comandos escritos a partir de um computador em outro.

Uma das características do Telnet é que ele segue o protocolo TCP/IP para criar sessões remotas. Assim, é possível fazer login como um usuário comum, mas tendo os privilégios de administrador para iniciar funções em programas, explorar dados e muito mais.

Como funciona

Pessoa digitando no notebook
Pessoa digitando no notebook
Foto: Christin Hume/Unsplash / Tecnoblog

O Telnet é usado para executar linhas de comando em um computador remoto. Ele trabalha verificando a disponibilidade de uma porta e, caso esteja aberta, solicita uma conexão. Como se trata de um protocolo, existe uma série de procedimentos e regras para padronizar a comunicação.

Antes de iniciar qualquer conexão, o usuário deve instalar um software baseado em Telnet nos dois computadores. Quando for preciso criar um acesso, o programa vai solicitar um nome de usuário e senha para evitar invasões. No entanto, esses dados só serão validados caso o usuário tenha configurado anteriormente uma conta na máquina remota.

Assim que a conexão é estabelecida, o computador principal passa a atuar como um terminal virtual. Dessa forma, os comandos digitados são reconhecidos no outro PC e podem ser usados para executar uma série de funções, normalmente relacionadas a otimização de suporte técnico.

Segurança

O Telnet não oferece muita segurança
O Telnet não oferece muita segurança
Foto: iAmMrRob/Pixabay / Tecnoblog

Apesar da facilidade, o Telnet não é um protocolo seguro, pois carece de um sistema de criptografia. Considerando que os comandos enviados são textos simples, pessoas não autorizados que estiverem monitorando a conexão podem visualizar o nome do usuário, senha e outras informações privadas digitadas na sessão.

Por questões de segurança, diversas empresas utilizam protocolos mais robustos, como o SSH, que criptografa todo o tráfego que passa pelo canal de comunicação para manter a integridade dos dados.

Com informações: TechTarget.

O que é Telnet?

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade