PUBLICIDADE

O que é PWA? [Progressive Web App]

Expressão pouco conhecida mas presente em muitos exemplos; saiba o que é PWA e quais empresas tem usado na web

14 set 2021 14h17
ver comentários
Publicidade

Podemos defini-lo como um aplicativo que se adapta a todas as plataformas em que é utilizado, sem prejuízos. Veja abaixo, o que é PWA, qual o significado da sigla, além das mais famosas empresas que têm adotado o método para alcançar as multi plataformas com maior facilidade.

O site do Twitter é um bom exemplo de PWA
O site do Twitter é um bom exemplo de PWA
Foto: Joshua Hoehne/Unsplash / Tecnoblog

Índice

  • Como definir um Progressive Web App?
  • Onde utilizam a tecnologia?
  • Quais são as vantagens?
  • Quem utiliza os PWA?

Como definir um Progressive Web App?

PWA ou Progressive Web App significa um aplicativo de web progressivo. É um aplicativo desenvolvido a partir de tecnologias da web que todos nós conhecemos e gostamos, como HTML, CSS e JavaScript, mas com a sensação e funcionalidade que fica bem próxima de um aplicativo nativo de fato. 

Onde utilizam a tecnologia?

Atualmente, muitos sites encontrados online são, na verdade, um PWA. Um grande exemplo é o Twitter. Ao acessar o site através do smartphone, poderá instalá-lo na tela inicial. 

Agora, ao abrir o site através do app salvo, notará que ele se parece e funciona exatamente como um aplicativo nativo. Não há janela de navegador nem nada. Não há diferença em executá-lo em um iPhone ou Android. Basta fazer login e pronto. Esse é um grande benefício de construir o aplicativo da web pensando em um PWA.

Quais são as vantagens?

Se pensarmos em aplicativos específicos nativos de plataforma e aplicativos web em termos de recursos e alcance, os aplicativos nativos da plataforma representam o melhor dos recursos, enquanto os aplicativos da web representam o melhor de alcance. 

Os PWA são desenvolvidos e aprimorados com APIs modernas para fornecer recursos potentes, confiabilidade e capacidade de instalação, ao mesmo tempo que alcançam qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo com uma única base de código. É a união entre as duas qualidades principais, recursos e alcance.

Pinterest é mais um site que passou a adotar o PWA
Pinterest é mais um site que passou a adotar o PWA
Foto: Charles Deluvio/Unsplash / Tecnoblog

Quem utiliza os PWA?

Os PWA estão ganhando muita popularidade. Muitos sites grandes são Progressive Web Apps, como Starbucks.com, Pinterest.com, Washingtonpost.com e Uber.com, que podem ser instalados em sua tela inicial e oferecem uma experiência comparável a seus aplicativos nativos - baixados nas Stores

Os aplicativos progressivos da web podem ser um ótimo complemento para o kit de ferramentas móvel. Quando bem feitos, são rápidos, funcionam offline e lembram um aplicativo nativo. Resumindo, eles podem oferecer aos seus usuários uma experiência incrível. Gente feliz é mais engajada.

Com informação: Web.dev, Yoast. 

O que é PWA? [Progressive Web App]

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade