PUBLICIDADE

O que é o ruído branco e como ele afeta seu sono [4 apps para testar]

Opiniões de especialistas divergem ao abordar os efeitos de sons contínuos na qualidade do sono; Entenda o que é o ruído branco

23 out 2021 14h02
| atualizado em 26/10/2021 às 15h29
ver comentários
Publicidade

Da mesma forma que a luz branca é composta por todos os comprimentos de onda visíveis no espectro das cores, o ruído branco reúne todas as frequências audíveis pelos ouvidos humanos. Quando o tema é associado aos hábitos das pessoas na hora de dormir, os benefícios do ruído branco dividem as opiniões de profissionais da saúde. Entenda o que é o ruído branco em mais detalhes e quais os possíveis efeitos sobre o seu sono — um momento tão sagrado.

Sleepo App
Sleepo App
Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti / Tecnoblog

Índice

  • Como o ruído branco pode afetar o sono?
  • Possíveis efeitos negativos
  • Ruído branco: 4 apps para testar
    • 1. Sleepo (Android)
    • 2. White Noise Free (Android)
    • 3. White Noise - Sleep Sounds (Android e iOS)
    • 4. White Noise HQ (iOS)

Segundo a Sleep Foundation, fundação americana que estuda fenômenos e distúrbios relacionados ao sono, ao medir as ondas sonoras dois termos ganham destaque: frequência (Hz) e amplitude (dB). Em uma linguagem simples, a frequência diz respeito a quão rápido as ondas oscilam por segundo. Enquanto isso, amplitude se refere ao tamanho (vertical) da onda.

Seguindo a explicação, as ondas sonoras e as que constituem o espectro visível das cores compartilham propriedades estruturais. Ou seja, o nome ruído branco tem como referência o "comportamento" da luz branca — que é a combinação de todos os comprimentos de onda das cores que podem ser visualizadas pelos olhos humanos. Neste ponto, vale destacar que quando enxergamos um objeto branco, isso significa que todas as cores que incidem sobre o item são refletidas.

Sendo assim, o ruído branco é o equivalente auditivo da luz branca. Uma combinação de todas as frequências que podem ser ouvidas pelos ouvidos humanos. É comum associar esse ruído resultante ao som emitido por um rádio quando não está sintonizado.

Como o ruído branco pode afetar o sono?

Ao repararmos nos hábitos que antecedem o ato de pegar no sono, não é difícil achar pessoas que usam aplicativos para ajudar no processo. Como exemplo, os apps que reproduzem o barulho da chuva ou das ondas do mar e, consequentemente, geram um efeito de relaxamento na mente e no corpo.  

Nesse contexto, também existem apps que prometem reproduzir o ruído branco, que atua mascarando os outros sons do local. A importância de disfarçar os outros sons está no fato de que, comumente, o que faz alguém despertar (ou não conseguir dormir) são as variações ou interferências repentinas no som ambiente. Como o som de uma porta batendo ou das buzinas dos carros em uma rua movimentada.

White Noise Free App
White Noise Free App
Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti / Tecnoblog

Há, também, estudos que apontam os efeitos positivos do ruído branco em ambientes hospitalares — principalmente em unidades de terapia intensiva (UTI). A técnica é aproveitada para mascarar, por exemplo, os sons emitidos pelo próprio equipamento da seção. Como resultado, há a melhora da qualidade de sono de alguns pacientes.

Possíveis efeitos negativos

Nem todas as hipóteses são positivas em relação ao uso do ruído branco. Em artigo da CNN Health, é destacado que durante o sono o cérebro está ativamente trabalhando na reparação e restauração do corpo, além de estar atento aos sons do ambiente. Manter um ruído durante toda a noite significa manter o cérebro em constante processo de percepção e análise desses sinais sonoros.

A partir disso fica o questionamento: é possível que a ação contínua de análise dos sinais sonoros tire, de forma significativa, o foco do trabalho de reparação feito pelo cérebro durante o sono? 

Outro ponto destacado por especialistas é o possível efeito psicológico do uso de sons para dormir. Ao desenvolver um "ritual", você pode condicionar a sua mente a crer que o uso do app é essencial para conseguir pegar no sono — e ficar ansioso caso o recurso não esteja disponível. Para algumas pessoas, então, esse tipo de app pode ser positivo apenas nos casos em que é preciso disfarçar barulhos externos.      

Aparentemente, ainda há poucos estudos científicos sobre o tema para sustentar a afirmação de que é, de fato, benéfica ou não a ação do ruído branco. Também é válido lembrar que cada organismo pode reagir de forma diferente ao estímulo.

Sendo assim, se você é do time que prefere dormir com algum ruído constante no ambiente ou quer testar o ruído branco para mascarar sons externos, a lista abaixo tem sugestões de apps. Confira!

Ruído branco: 4 apps para testar

Além do ruído branco, os apps oferecem outros tipos de sons relaxantes. Ferramentas para configurar o tempo de uso e fazer um mix de sons também podem colaborar com o seu momento relax.

1. Sleepo (Android)

White Noise Sleep Sounds App
White Noise Sleep Sounds App
Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti / Tecnoblog

Link da Google Play Store

2. White Noise Free (Android)

White Noise HQ App
White Noise HQ App
Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti / Tecnoblog

Link da Google Play Store

3. White Noise - Sleep Sounds (Android e iOS)

Link da App Store

Link da Google Play Store

4. White Noise HQ (iOS)

Link da App Store

Com informações de: Sleep Foundation, JCS, CNN Health e Time.

O que é o ruído branco e como ele afeta seu sono [4 apps para testar]

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade