PUBLICIDADE

O que é o Letterboxd e como funciona essa rede social

Focado no cinema; saiba o que é o Letterboxd e como funciona essa rede social para cinéfilos com paixão pela 7ª arte

12 jan 2022 14h47
ver comentários
Publicidade

O cinema encanta, movimenta sentimentos, reflexões e abre os horizontes para a criatividade. Veja abaixo, o que é o Letterboxd e como funciona essa rede social para os amantes dessa arte. A plataforma está disponível tanto para PC via browser como em apps do iOS e Android. Compartilhe suas experiências e avaliações em uma grande rede de cinéfilos.

O que é Letterboxd?
O que é Letterboxd?
Foto: Vitor Pádua/Tecnoblog / Tecnoblog

Eu amo cinema

Se a afirmativa é verdadeira para você, que tal entrar em uma rede social com foco específico nesse público? A ideia do Letterboxd é dar opiniões sobre determinado conteúdo cinematográfico. O Letterboxd é uma rede social baseada em cinema, resenhas sobre filmes, classificações e compartilhamento de sugestões sobre produtos audiovisuais.

Um bom começo no Letterboxd é visitar a seção "Popular" e marcar alguns filmes que o usuário já tenha visto. Clicando sobre qualquer pôster de filme, já é possível dizer aqueles assistidos e deixar suas impressões sobre eles: adicionando um "curtir" e/ou uma classificação — baseada em estrelas.

Todos os títulos assistidos vão para a guia "Filmes" do usuário. Em seguida, o Letterboxd começa a apresentar resenhas contendo ou não spoilers — geralmente ocultos — e outras informações adicionais. Se o caso for de um crítico profissional, estatísticas detalhadas são calculadas com base em todos os filmes assistidos pelo usuário.

Principais funções do Letterboxd

  • Organizar seus filmes assistidos: pode parecer bobagem mas algumas vezes podemos esquecer detalhes sobre filmes que já assistimos e organizar suas preferências facilita a busca por temas semelhantes;
  • Salvar interesses: viu alguma resenha interessante sobre um determinado filme, ele pode ser adicionado à sua lista de títulos para assistir;
  • Customização do seu perfil: pode-se personalizar nome, localização, site, biografia e filmes favoritos em "Configurações". O avatar do Twitter pode ser usado ao conectar uma conta;
  • Faça registro dos filmes: registre um filme e diga que assistiu em uma data específica ou anexe uma crítica, classificação e outras tags. Todos os filmes registrados com data vão para o "Diário", funciona como referência para montar sua lista de fim de ano;
  • Veja a opinião de outros usuários: ao acompanhar outras pessoas, é criado um fluxo de atividades personalizado, repleto de comentários e recomendações dos membros.
Precisa de cadastro para usar?

Assim como qualquer outra rede social, o cadastro é o primeiro passo para interagir com os membros. No Letterboxd, não é diferente. O cadastro é simples e gratuito, a maioria das funções está contemplada no modelo free.

Está em português?

Infelizmente não, o Letterboxd não está em português, mas é possível ler todas as resenhas com um simples tradutor — lembrando que nem sempre é perfeito. Outro ponto é: quanto maior for o número de brasileiros utilizando e deixando suas resenhas em português, ganhamos espaço na plataforma.

Existe versão paga?

Existe sim. Além da versão free, existem mais duas: Pro e Patron. Ambas as versões pagas contém funções adicionais, principalmente quanto a relatórios e estatísticas, para se divertir a versão free é o suficiente. O pacote Pro está por R$ 49 anuais e o Patron por R$ 149, também anuais.

Somente em site ou possui apps?

O Letterboxd está disponível em seu site principal, além dos apps para iOS e Android, é totalmente portátil, não precisa ficar sem informação ao conversar sobre filmes na roda de amigos.

Com informação: Letterboxd.

O que é o Letterboxd e como funciona essa rede social

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade