PUBLICIDADE

O que é o Duolingo?

Aprendendo idiomas; saiba o que é o Duolingo, a plataforma, seu método de ensino e os principais concorrentes do mercado

22 abr 2021
0comentários
Publicidade

Ter o inglês como segundo idioma é buscado ou requisitado para as mais diversas profissões. Veja abaixo, o que é o Duolingo e como essa e outras plataformas podem auxiliar a aprender um idioma diferente do nativo. Em muitos casos, os usuários estão procurando entender um terceiro ou quarto idioma, o básico, pelo menos. A tecnologia pode ser uma aliada na concorrência do mercado.

O que é o Duolingo
O que é o Duolingo
Foto: Duolingo/Divulgação / Tecnoblog

O que é o Duolingo?

O Duolingo é uma plataforma de ensino de idiomas gratuita que tem popularizado o  aprendizado de idiomas on-line. Mesmo sendo grátis para utilização, a plataforma conta ainda com a versão plus paga, para não ter interrupções com anúncios e de outras vantagens.

Tarefas escalonadas
Tarefas escalonadas
Foto: Leandro Kovacs/Reprodução / Tecnoblog

Aprendizado responsivo

O sistema do Duolingo funciona com análise constante de como as pessoas aprendem ao mesmo tempo, criando um sistema educacional mais eficaz possível e adaptado a cada aluno.

Gameficação

O processo torna o aprendizado como a evolução de um jogo. Pode ser complicado manter-se motivado ao aprender on-line, com isso o Duolingo torna-se divertido, gerando maior engajamento e menos taxa de abandono.

Método de ensino

O Duolingo permite aos estudantes descobrir sozinhos os padrões de um idioma, sem focar tanto em regras. O aprendizado é similar a forma que aprendemos nosso primeiro idioma quando criança. Este método, chamado de "aprendizado implícito", é proveitoso para desenvolver uma base sólida em um idioma e suas regras.

Por que o Duolingo tem frases "sem sentido"?

Novamente, a resposta dessa pergunta tem a ver com o método de ensino da plataforma Duolingo. As frases sem sentido, segundo a plataforma, têm o poder de serem memoráveis e auxiliarem a lembrar de exemplos-chave dos conceitos gramaticais.  

Dentro das frases, estão conjugações verbais, regras como ordem de palavras e vocabulário. Aprender com situações inusitadas, ajuda a lembrar da gramática para a próxima vez que o aluno precisar. O objetivo é tornar o ensino divertido. 

Algumas frases viraram até memes na internet, como por exemplo:

  • Estou comendo pão e chorando no chão (na lição de norueguês);

    O que é o Duolingo
    O que é o Duolingo
    Foto: Duolingo/Divulgação / Tecnoblog
  • O garçom está comendo o seu croissant! (na lição de francês).
  • Frases engraçadas viram meme
    Frases engraçadas viram meme
    Foto: Duolingo/Divulgação / Tecnoblog

Outras plataformas online para aprender idiomas

Em um mercado tão acirrado, como o de ensino de novos idiomas, o Duolingo não poderia estar correndo sozinho. Existem outras plataformas que também servem para aprender novas línguas, cada uma com seu método. Podemos destacar:

  • Busuu (muito procurada para aprender inglês);
  • Babbel (focado em momentos do dia a dia);
  • Rosetta Stone (grátis por 3 dias);
  • Voxy (utilizado também para treinamentos empresariais);
  • Memrise (tem o foco em métodos de memorização);
  • Mosalingua (incentiva a memorização de 600 palavras em 2 meses).

Com informação: Duolingo.

O que é o Duolingo?

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade