PUBLICIDADE

O que é capital social de uma empresa?

Descubra qual a definição e o uso dessa expressão importante no meio financeiro; aprenda o que é o capital social de uma empresa

20 out 2021 16h17
ver comentários
Publicidade

No meio financeiro há definições importantes no dia a dia de sócios e empresários, cada um tem o seu valor e a sua necessidade de ser reconhecido de forma legal. Cada investimento, gasto e bem traz consigo responsabilidades por parte dos membros de uma empresa. Nesse contexto, saiba o que é o capital social de uma empresa.

Definição de Capital Social de uma empresa
Definição de Capital Social de uma empresa
Foto: Tecnoblog / Tecnoblog

Ao definir o capital social de uma empresa, os sócios passam a ter o conhecimento sobre suas limitações e necessidades no começo de suas atividades. Esse valor de bens financeiros e materiais como imóveis e carros conta como um ponto de partida para que a companhia possa seguir nos negócios de forma objetiva, deixando claro para cada investidor o que poderá ser esperado da mesma.

Segundo o Sebrae:

É crucial definir a quantia de cada sócio por percentual registrado em contrato social, quando for o caso. Depois de decidir o percentual, deixar explícito no contrato como cada um dos sócios irá integralizar o capital, ou seja, realizar efetivamente de forma física o seu percentual acordado, prazos, parcelas.

Dessa forma, o capital social de uma empresa não implica somente o valor investido, mas também traz as responsabilidades que cada sócio tem com a mesma. Pensando nisso, vale o foco contratual para cada pessoa envolvida, já que todos poderão cobrar e serem cobrados para que tudo caminhe da maneira mais tranquila possível na trajetória da companhia.

A importância do capital social em uma empresa

Por ser o equivalente ao patrimônio líquido inicial de uma companhia, o capital social também pode ser definido como o poder financeiro que a empresa tem. Com isso em mente, é fácil deduzir que este valor é a peça chave no nascimento de um negócio.

É com ele que é estimado o valor de mercado da empresa, por exemplo. Além disso, é importante para garantir que os primeiros gastos sejam pagos de forma devida, sejam eles os salários de funcionários, despesas comuns como contas de luz e compra de itens variados relacionados aos negócios.

Por fim, o capital social de uma empresa só pode ser alterado se os proprietários e sócios passam a realizar investimentos suplementares ou retiram valores da mesma por algum motivo específico. Qualquer uma dessas ações deve ser plenamente documentada.

Ter conhecimento do capital social de uma empresa consegue ajudar a definir o quanto ela cresceu ou deixou de crescer com o passar do tempo.

Com informações: Sebrae.

O que é capital social de uma empresa?

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade