0

O que é Apple ProRAW?

O Apple ProRAW estará presente no iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, linha voltada para profissionais. Entenda os benefícios

25 out 2020
16h02
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max são celulares voltados para o uso profissional, como os próprios nomes sugerem. Ao anunciar os modelos, a Apple revelou que ambos teriam o ProRAW, ferramenta que promete tornar as fotos tiradas pelos celulares ainda mais poderosas. Mas o que é o Apple ProRAW?

Camadas do Apple ProRAW (Imagem: Reprodução/Apple)
Camadas do Apple ProRAW (Imagem: Reprodução/Apple)
Foto: Tecnoblog

RAW x Apple ProRAW: qual a diferença?

Antes de qualquer coisa, vale entender o que é o formato raw — na tradução do inglês para português, "cru". Inicialmente presente em DSLRs, esse tipo de formato preserva quase todas as propriedades da foto e é usado pela maioria dos fotógrafos profissionais.

Ele dá muita liberdade ao editar a fotografia — como a foto é minimamente processada, é possível mudar elementos como o balanço de branco, exposição e cores após o disparo e, o mais importante, sem perder qualidade. Em contrapartida, as imagens em raw são muito mais pesadas do que em JPEG, por exemplo.

Mas isso é apenas o raw, que já estava presente em celulares antes, inclusive no iPhone. Apesar de ser possível fotografar em raw nos últimos celulares da Apple, o formato não estava disponível no aplicativo nativo de câmera do smartphone. Era necessário baixar apps próprios para conseguir fazer o disparo em raw.

Isso não satisfazia completamente o usuário médio e nem mesmo os fotógrafos profissionais, que perdiam algumas das tecnologias da câmera do iPhone, como o Deep Fusion.

E o ProRAW?

Com o ProRAW, a Apple pretende acabar com essa insatisfação e, nas palavras da maçã, "juntar o melhor dos dois mundos".

Os usuários vão poder tirar foto em raw na própria câmera do celular e também aproveitar as tecnologias de tratamento de imagem da Apple, como Deep Fusion e Smart HDR. A empresa afirma que o Apple ProRAW não vai deixar o disparo mais lento.

A edição funcionará tanto no aplicativo de Fotos, nativo do iPhone, como em apps voltados para profissionais.

iPhone 12 Pro Max dourado (Imagem: Divulgação/Apple)
iPhone 12 Pro Max dourado (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Tecnoblog

O Deep Fusion, apresentado com o iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max, usa a inteligência artificial para melhorar o nível de detalhamento da foto e remover ruídos, enquanto o Smart HDR aprimora as cores e iluminação da fotografia.

É claro que formatos populares como o JPEG, que ocupam pouco espaço, continuarão em alta. O Apple ProRAW não vai acabar com o espaço deles, mas pode ajudar quem pretende se aprofundar na edição profissional de fotos.

Com informações: TechRadar, Tom's Guide e HT Tech.

O que é Apple ProRAW?

Veja também:

Apple Event: 3 detalhes que merecem destaque
Tecnoblog
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade