PUBLICIDADE

Nova prótese para mão permite sentir e diferenciar objetos

Conhecida como Lifehand 2, a mão protética desenvolvida por cientistas suíços, possibilita o paciente dinamarquês voltar a sentir objetos e perceber suas diferenças

7 fev 2014 - 13h23
(atualizado às 14h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma prótese para mãos permitiu que um homem voltasse a sentir e diferenciar objetos de olhos vendados. De acordo com o site oficial do projeto, a prótese conhecida como ”Lifehand 2” foi criada pelo Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne (Suíça) e pode dar sensibilidade ao dinamarquês Dennis Sorenson, que teve sua mão amputada em um acidente com fogos de artificio durante uma comemoração de ano novo.

Durante dez anos Sorenson utilizava apenas próteses comuns, que, não davam sensibilidade ou mobilidade. O procedimento da nova prótese, com a entrada de pequenos eletrodos no braço do dinamarquês, conectados entre os dedos da mão protética e os nervos do braço, enviam pequenos sinais ao cérebro, permitindo a movimentação e sensibilidade da mão protética.

Após a cirurgia, Sorenson passou por testes clínicos no Campus Biomédico da Universidade de Roma e usando venda nos olhos e fones de ouvido pode identificar com a nova prótese uma laranja, uma bola de baseball; pode diferenciar o tamanho de uma garrafa pequena para uma garrafa grande; e a diferença entre um bloco de madeira e um pedaço de tecido. Um artigo cientifico foi publicado no jornal Science Translation Medicine confirmando os avanços com a nova prótese.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade