PUBLICIDADE

UE diz que Samsung ofereceu parar com ações sobre patentes na Europa

17 out 2013 - 10h04
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A Samsung ofereceu parar de levar rivais como a Apple às cortes na Europa por disputas sobre patentes para que uma investigação antitruste seja encerrada, disseram nessa quinta-feira reguladores da União Europeia.

A oferta, que pode ajudar a neutralizar uma longa guerra de patentes entre as maiores operadoras de telefonia móvel do mundo, surge depois que a Comissão Europeia disse que as ações judiciais da Samsung sobre patentes violava normas antitruste da União Europeia. Ela pode também ajudar a Samsung a evitar uma possível multa que poderia alcançar US$ 18,3 bilhões.

A Samsung e a Apple, as duas maiores fabricantes de smartphones em volume e vendas, estão se enfrentando em cortes de mais de 10 países conforme disputam o controle do lucrativo mercado de dispositivos móveis.

"A Samsung se ofereceu a se abster de buscar liminares sobre patentes essenciais padrão (SEP) de dispositivos móveis por um período de cinco anos contra qualquer empresa que concorde com uma estrutura particular de licenciamento", disse a Comissão em um comunicado.

O comunicado dizia ainda que as partes interessadas têm um mês para comentar sobre a proposta da Samsung.

A Comissão, que também acusou a unidade Motorola Mobility da Google com práticas antitruste similares em maio, disse que o caso da Samsung traria clareza à indústria de telefonia móvel.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade