0

Google constrói prédio em balsa misteriosa para projeto secreto

30 out 2013
11h02
atualizado às 11h16
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A região portuária da cidade de São Francisco, no Vale do Silício americano, está curiosa com um novo projeto misterioso do Google, sobre o qual até agentes do governo precisam manter segredo. Segundo a Reuters, um funcionário da guarda costeira e um inspetor de uma agência do estado da Califórnia tiveram de assinar papéis prometendo não revelar o que há na plataforma flutuante.

Prédio levou um ano para ser construído e foi colocado sobre a balsa com uma grua
Prédio levou um ano para ser construído e foi colocado sobre a balsa com uma grua
Foto: Reuters

Atracada na região da Treasure Island da baía, uma antiga base militar, a balsa tem uma construção de quatro andares de altura feita de containers brancos, e no topo vê-se estruturas semelhantes a antenas. A estrutura, meio encoberta por uma série de andaimes, foi apontada pelo site CNET como um possível data center flutuante, ao passo que a TV local KPIX supõe que será uma loja do Google Glass, quando os óculos inteligentes começarem a ser vendidos ao público em geral.

Para ampliar o mistério, uma estrutura semelhante foi avistada na baía de Portland, no estado de Maine, no lado oposto do país. Ambos os locais estão no nome da empresa By and Large, segundo a mídia local. Na costa oeste, a agência de notícia identificou que outras propriedades no entorno da Treasure Island foram locadas à mesma companhia - que não puderam ser encontrados para comentar o assunto.

O Google, por sua vez, tem se mantido quieto e não quis nem confirmar sua ligação com o projeto secreto desenvolvido na barca. Há grades com correntes ao redor da plataforma, e guardas circundam o píer e os prédios do entorno da ilha - situada entre São Francisco de Oakland.

O inspetor de uma agência estatal californiana que falou com a Reuters afirmou que tinha um serviço a fazer no Building 3, hangar onde algumas das primeiras obras foram realizadas. Para fazer o trabalho, ele precisou deixar seu celular do lado de fora a assinar um acordo de confidencialidade.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/infograficos/curiosidades-sobre-o-google/" data-cke-186-href="http://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/infograficos/curiosidades-sobre-o-google/">10 curiosidades sobre o google</a>

Bob Jessup, superintendente de uma empreiteira que trabalha no prédio do outro lado da rua, diz que o Google passou o último ano inteiro trabalhando no projeto secreto. A gigante das buscas teria cercado a área e levado 40 soldadores ao local todos os dias, trabalhando de sol a sol, e sem revelar absolutamente nada sobre o que faziam.

"Foi uma produção fenomenal. (Mas) nenhum deles queria nos dizer nada", disse à agência de notícias. Os trabalhos eram realizados do lado de fora e de dentro dos containers, equipando-os com eletrônicos, e no final colocaram a construção sobre a barca usando uma grua. Então, foram colocados acabamentos laterais nos containers, alguns dos quais com janelas. Foi preciso soldá-los muito bem para que permanecessem como estão, reforçou o empreiteiro.

Segundo o diretor executivo da Comissão de Conservação e Desenvolvimento da Baía de São Francisco, Larry Goldzband, sua agência se encontrou várias vezes com o Google sobre a balsa nos últimos meses, mas não sabe de nada sobre o que ela contém ou o que será. A companhia teria informado, apenas, que é para "propósitos gerais de tecnologia".

O Google não disse sequer se a balsa deve ficar ancorada na baía ou mover-se. Se quiser que fique atracada por um período maior de tempo na costa californiana, Mountain View precisará pedir permissão à agência. "Pedimos aos conselheiros (legais) que nos deem o máximo de informação o mais rápido possível, para que possamos continuar as conversas", afirmou Goldzband.

<a data-cke-saved-href="http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/sedes-da-tecnologia/iframe.htm" data-cke-186-href="http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/sedes-da-tecnologia/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/google/" href="http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/google/">Google </a>

Veja também:

Veja como funciona a Bixby, assistente de voz da Samsung
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade