Facebook: usuário poderá fazer check-in ao pagar com cartão
Uma parceria anunciada nesta terça-feira entre a Cielo, empresa de soluções de pagamentos eletrônicos, e o Facebook, irá possibilitar que os consumidores façam "check-in" ou recomendem na rede social os estabelecimentos comerciais frequentados - sejam lojas ou restaurantes, por exemplo -, ao efetuarem o pagamento com o cartão. A iniciativa, que é inédita no mundo e entrará em vigor no próximo dia 6 de dezembro, tem como objetivo proporcionar que os lojistas se beneficiem do "boca a boca virtual" e, com isso, divulguem suas marcas na internet.
Infográfico: Confira curiosidades sobre o Facebook e seu bilhão de usuários
"O pequeno lojista terá uma ferramenta de divulgação muito importante nas mãos, considerando que, no Brasil, o Facebook possui mais de 60 milhões de usuários. A ideia é que os lojistas, sobretudo os pequenos comerciantes, possam se fazer valer dessa virtualização do boca a boca. É uma ferramente de marketing promocional", explicou Rômulo de Mello Dias, presidente da Cielo, durante o lançamento do produto em São Paulo.
A ferramenta será implantada em etapas: na primeira fase, o aplicativo do Facebook funcionará nas máquinas da Cielo de apenas 30 estabelecimentos da Grande São Paulo. Posteriormente, porém, a ferramenta será expandida para 250 empresas do Estado. Para participar, é preciso que a empresa se cadastre previamente na "fanpage" da Cielo Linkci.
Ainda no primeiro trimestre de 2013, a iniciativa deverá ser implantada nacionalmente, mas o cronograma da expansão não foi divulgado. Inicialmente, não haverá custos extras para o lojista, mas a Cielo não descarta passar a cobrar pelo serviço no futuro. Não foi informado quanto foi investido para desenvolver a tecnologia.
Expansão mundial
De acordo com o presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen, a escolha do Brasil para implementar a iniciativa inédita aconteceu porque a proposta foi da prórpai Cielo. Entretanto, o Facebook afirma não ter um "contrato de exclusividade" com a marca, e não descarta expandir a ferramenta no futuro para outras companhias de pagamentos eletrônicos.
"A gente não tem exclusividade nenhuma (com a Cielo). Sinceramente, espero que isso se torne um 'benchmarking' mundial. (...) Porque os benefícios para os lojistas são muitos. É um processo de democratização da publicidade para os pequenos lojistas, a partir do momento em que o cliente tem uma boa experiência e recomenda no Facebook", afirmou Hohagen.
Para utilizar a ferramenta, os consumidores (pessoa física) também deverão se cadastrar na página da companhia de pagamentos no Facebook para fazer o ckeck-in no estabelecimento comercial, ou recomendá-lo para seus amigos. O aplicativo será disponibilizado para empresas de qualquer segmentos, desde que elas utilizem as máquinas de pagamento com cartão com solução de captura POS.