PUBLICIDADE

Apple: executivo responsável pelo Maps deixa a empresa

29 out 2012 - 20h45
(atualizado às 21h50)
Compartilhar

A Apple anunciou nesta segunda-feira que dois importantes executivos deixarão a companhia. Scott Forstall, o chefe de softwares do iOS, e John Browett, responsável pela Apple Store, não farão mais parte da empresa. A maior reorganização executiva na empresa em uma década ocorre após fracassos recentes na área de software que decepcionaram muitos consumidores.

Scott Forstall, outrora apontado como futuro CEO da Apple, deixou a empresa após tropeços em softwares como o Maps
Scott Forstall, outrora apontado como futuro CEO da Apple, deixou a empresa após tropeços em softwares como o Maps
Foto: Reuters

Infográfico: Conheça as diferenças entre as gerações do iPhone
Infográfico: Versão a versão, veja a evolução do iPad
Infográfico: A Apple pós-Jobs: veja o que mudou com Tim Cook no comando

Forstall é um funcionário de longa data e já foi apontado como futuro CEO da Apple, porém perdeu prestígio depois da má recepção inicial ao sistema de reconhecimento de voz - Siri - e o novo aplicativo de mapas da empresa, o Apple Maps. Como responsável pelo sistema operacional móvel da empresa, Forstall foi tido como principal culpado pelo relativo fracasso do aplicativo de mapas. Já a partida de Browett causou menos surpresa: ele era apontado como mentor de mudanças drásticas nas políticas da Apple destinadas a aumentar a margem de lucro nas vendas, e decidiu reduzir o número de empregados no varejo.

"Scott Forstall deixará a Apple no ano que vem e trabalhará como assessor do CEO Tim Cook nesse ínterim", escreveu a equipe de Relações Públicas da empresa em um comunicado dirigido à imprensa. Quanto a Browett, "a procura por um novo chefe de varejo está em andamento", informou o comunicado.

Com essas alterações, quatro outros executivo - Jony Ive, Bob Mansfield, Eddy Cue e Craig Federighi - terão responsabilidades acrescidas a seus cargos na empresa. A gestão sobre o Siri e os mapas da Apple agora recai sobre Cue, enquanto a chefia dos sistemas iOS e OSX fica por conta de Federighi.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade