PUBLICIDADE

NASA restaura Controle da Missão da Apollo 11, que levou a humanidade à Lua

Projeto foi criado para celebrar os 50 anos da primeira viagem à Lua...

6 jul 2019 - 09h08
Compartilhar
Exibir comentários

Para celebrar o 50º aniversário da sua primeira viagem à Lua, a NASA restaurou o Centro de Controle da Missão Apollo 11. A iniciativa faz parte de uma série de comemorações organizadas pelo Kennedy Space Center Visitor Complex, e a sala está aberta para visitas desde o dia 1º de julho. O processo de restauração teve início em 2017 e custou US$ 5 milhões (cerca de R$ 19,2 milhões).

Foto: TecMundo

A fim de recriar o espaço com detalhes, uma equipe da GRAVitate liderada por Adam Graves analisou diversos vídeos e fotos do local, para ver como cada computador funcionava. Também foram entrevistados controladores de voo que participaram da Missão Apollo. 

"Conversamos com 25 controladores de voo para entender o que eles faziam, como cada botão funcionava, quais brilhavam mais ou eram mais utilizados", explica Graves. "Até detalhes sobre a iluminação, para saber onde era mais claro ou escuro; fomos atrás de informações específicas para poder reconstruir tudo com a maior fidelidade possível."

A equipe também pode contar, quando possível, com equipamentos originais, que foram colocados no exato local que ocuparam há 50 anos, como alguns dos painéis de controle. Outros detalhes como carpete, canecas e cinzeiros também foram recriados. O resultado pode ser visto no vídeo abaixo:

As celebrações dos 50 anos da primeira viagem à Lua também irão contar com eventos especiais que recriarão a experiência de assistir ao lançamento como aconteceu em 16 de julho de 1969. Estátuas de bronze de Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins serão colocadas para exibição, o módulo lunar ficará mais próximo do público, e haverá um café da manhã com astronautas e outros funcionários da NASA. A programação completa pode ser conferida no site do Kennedy Space Center Visitor Complex.

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade