PUBLICIDADE

Musk diz que foi "insensato" ao desprezar analistas da Tesla

4 mai 2018 - 15h39
(atualizado às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse que foi "insensato" de sua parte desprezar os analistas de Wall Street em uma teleconferência depois da divulgação dos resultados da empresa na quarta-feira.

Presidente-executivo da Tesla, Elon Musk
06/02/2018
REUTERS/Joe Skipper
Presidente-executivo da Tesla, Elon Musk 06/02/2018 REUTERS/Joe Skipper
Foto: Reuters

Em uma série de tuítes nesta sexta-feira, ele afirmou que os dois analistas que ele deixou de responder "estavam tentando justificar a posição de venda em Tesla". Mas os dois têm classificações neutras sobre as ações, de acordo com dados da Thomson Reuters.

O tratamento dado por Musk a Joseph Spak, da RBC Capital Markets, e Toni Sacconaghi, de Bernstein, irritou Wall Street e fez com que as ações da Tesla caísse 5 por cento a quinta-feira. Musk, na teleconferência, disse que "perguntas chatas e idiotas não são legais" e foi para uma linha alternativa de questionamento de um investidor pouco conhecido, que administra o canal de investimento do YouTube HyperChange TV.

"Eu deveria ter respondido suas perguntas ao vivo. Foi tolice da minha parte ignorá-las", escreveu Musk em um tuíte.

Os dois analistas não estavam imediatamente disponíveis para comentar os tuítes de Musk.

Na conferência, Musk foi questionado sobre as reservas relacionadas ao sedã Model 3 e a necessidade de capital da empresa.

A Tesla tem queimado em dinheiro enquanto se esforça para construir de forma eficiente e lucrativa seu primeiro veículo destinado a ser produzido em alto volume, o Model 3.

"As perguntas 'secas' não foram feitas por investidores, mas sim por dois analistas que estavam tentando justificar sua posição de venda para a Tesla. Eles estão realmente do lado oposto dos investidores", Musk tuíte nesta sexta-feira.

"A HyperChange representava os investidores reais, então eu mudei para eles", escrevei Musk escreveu em outro tuíte. Ele dedicou 23 minutos ao investidor de 25 anos Galileo Russell, que dirige HyperChange TV.

A estranha teleconferência rendeu comentários contundentes de analistas e pelo menos três corretoras cortaram os preços-alvo para as ações da empresas.

"Embora as consequências sejam inquantificáveis, acreditamos que o presidente-executivo da Tesla cometeu um erro ao se recusar a responder algumas das perguntas dos analistas sobre o Model 3", escreveu Adam Jonas, analista do Morgan Stanley, em nota na quinta-feira.

Sacconaghi, um dos analistas rejeitados, escreveu que "nos preocupamos com o fato de que tais teatralidades minem desnecessariamente a confiança do investidor na perspectiva da Tesla".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade