PUBLICIDADE

Ministério taiuanês expressa "profunda preocupação" sobre multa contra Qualcomm

18 out 2017 - 11h25
(atualizado às 13h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Economia de Taiwan disse que está "profundamente preocupado" com a imposição de uma multa de 775 milhões de dólares que a agência antitruste impôs contra a Qualcomm, em uma exibição pública rara de desacordo entre as autoridades do país.

Campus da Qualcomm em San Diego, Estados Unidos
18/04/2017 REUTERS/Mike Blake
Campus da Qualcomm em San Diego, Estados Unidos 18/04/2017 REUTERS/Mike Blake
Foto: Reuters

A Comissão de Comércio Justo de Taiwan (FTC, na sigla em inglês) multou a Qualcomm na semana passada, dizendo que a fabricante de chips norte-americana abusou da sua posição monopolística optando por licenciar algumas tecnologias relacionadas ao modem para outros atores da indústria.

A Qualcomm disse que não estava de acordo e levaria o assunto à Justiça quando a agência divulgar um relatório final nas próximas semanas.

O Ministério da Economia, que supervisiona a política industrial, disse que respeita a posição da agência, mas estava preocupado com impactos no investimento estrangeiro.

Em comunicado publicado em seu site na última terça-feira, o ministério afirmou que a agência não parece ter considerado a contribuição da Qualcomm ao setor de tecnologia local ou o impacto em futuras oportunidades de negócios, descrevendo a empresa norte-americana como um "parceiro indispensável".

A FTC não comentou o assunto quando contatada pela Reuters.

A ação é o mais recente desafio para o modelo de negócios da Qualcomm, que envolve a venda de chips e patentes de licenciamento relacionadas à instalação e uso.

Em dezembro, os reguladores sul-coreanos multaram a empresa em 854 milhões de dólares por violar o direito da concorrência. Decisão tomada após uma multa de 975 milhões de dólares aplicada pelos reguladores chineses em 2015.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade