PUBLICIDADE

Microsoft libera novo app Fotos em prévia do Windows 11

Além de melhorar aplicativo Fotos no Windows 11, Microsoft atualizou ferramenta nativa de captura de tela

17 set 2021 19h41
ver comentários
Publicidade

Com lançamento oficial previsto para 5 de outubro, o Windows 11 já teve as suas principais novidades reveladas. Alguns recursos levaram bastante tempo para chegar aos usuários que testam o sistema operacional, porém. É o caso do Fotos: a nova versão do aplicativo finalmente está disponível na prévia do Windows 11.

Aplicativo Fotos do Windows 11
Aplicativo Fotos do Windows 11
Foto: divulgação/Microsoft / Tecnoblog

Não que a ferramenta tenha passado por grandes mudanças. A principal e mais evidente delas é a reformulação da interface: assim como o Explorador de Arquivos, o Paint e o Bloco de Notas, por exemplo, o Fotos incorpora elementos que o deixam condizente com o padrão visual da nova versão do Windows (como cantos arredondados).

Também há mudanças funcionais. Poucas, mas há. Uma das mais interessantes é um visualizador sequencial de imagens na parte inferior que mostra miniaturas de todas as imagens de uma pasta. Essa é uma forma de buscar uma foto específica dentro de um álbum sem ter que sair da imagem exibida no momento.

O mecanismo também permite que o usuário escolha um grupo de imagens para ser mostrado no modo de visualização múltipla, que concentra a seleção dentro de uma espécie de mosaico.

Visualização múltipla do Fotos
Visualização múltipla do Fotos
Foto: divulgação/Microsoft / Tecnoblog

Repare também que o Fotos agora exibe os controles de edição sobre a foto em exibição (no Windows 10, os controles ficam acima da imagem). Falando nisso, a Microsoft fez pequenas mudanças nessa barra, incluindo uma opção de acesso rápido a editores de terceiros — Adobe Photoshop Elements, Corel PaintShop Pro e Affinity Photo estão entre as ferramentas que podem ser adicionadas à barra por meio de uma extensão.

Para os testadores de plantão, o novo Fotos pode ser conferido no canal Dev do Windows 11.

Windows 11 atualiza ferramenta de captura de tela

Outra mudança revelada recentemente está na Ferramenta de Captura. Se você abri-la no Windows 10, verá um aviso de que esse aplicativo será movido para outra lugar (ou seja, será descontinuado).

Como alternativa, a Microsoft sugere o programa Captura e Esboço, que pode inclusive ser aberto por meio do atalho "tecla Windows + Shift + S".

Ferramenta de Captura no Windows 11
Ferramenta de Captura no Windows 11
Foto: reprodução/Microsoft / Tecnoblog

Parece que a Microsoft decidiu manter a Ferramenta de Captura entre os recursos nativos do Windows 11, porém. Ela pode ser aberta com o mesmo atalho. Quando isso é feito, o usuário se depara com várias opções de recorte de capturas de tela, bem como com alguns recursos de edição (anotações, destaque de texto, entre outros).

Com informações: The Verge, Techradar.

Microsoft libera novo app Fotos em prévia do Windows 11

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade