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'Meus filhos esvaziaram nossa conta bancária jogando Fifa'

Pai admite que não tomou todas as precauções para limitar o acesso à sua conta - saiba como evitar que isso aconteça.

11 jul 2019 - 07h49
(atualizado às 17h55)
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Estádio do jogo Fifa
Estádio do jogo Fifa
Foto: EA / BBC News Brasil

Quatro crianças, com idades inferiores a 10 anos, gastaram quase 550 libras (cerca de R$ 2,6 mil) em três semanas comprando pacotes de jogadores do Fifa 19, game de futebol online, usando a conta da família no Nintendo Switch.

No jogo, é possível comprar pacotes de jogadores especiais, mas o conteúdo do pacote só é revelado após o pagamento ser concluído.

Thomas Carter, pai das crianças, comprou um único pacote para eles por cerca de 8 libras (R$ 38), e não percebeu que os filhos tinham observado como ele efetuou a compra.

Segundo ele, o Nintendo Switch foi confiscado "indefinidamente".

A Nintendo concordou em conceder reembolso integral e removeu os jogadores comprados.

Embora o game seja distribuído pela Electronic Arts, os pagamentos foram feitos por meio da conta da família na Nintendo - que não respondeu aos pedidos de comentário feitos pela BBC.

Carter, que é de Hampshire, no Reino Unido, admite que não tomou todas as precauções para limitar o acesso à sua conta na Nintendo: não usou seu pin e os recibos foram enviados para um endereço de e-mail antigo que estava com a caixa de entrada lotada.

"Nunca pensei que as crianças fossem fazer isso", diz.

Ele e a esposa só perceberam o que aconteceu quando o cartão foi recusado em outro lugar porque a conta bancária estava vazia.

Extrato bancário de Carter mostra os débitos da Nintendo
Extrato bancário de Carter mostra os débitos da Nintendo
Foto: Thomas Carter / BBC News Brasil

O jogo Fifa 19 foi certificado como adequado para jogadores a partir dos três anos de idade.

Carter conta que seus filhos, todos com menos de 10 anos, estavam arrependidos e não tinham ideia do impacto do que estavam fazendo.

No entanto, ele também acredita que o conceito de comprar pacotes de jogadores dentro de um game sem saber o que você está adquirindo seja antiético.

"Você paga 40 libras (cerca de R$ 190) pelo jogo, o que é muito dinheiro por si só, mas a única maneira de obter um ótimo time é essencialmente um jogo de azar", afirmou ele, se referindo ao jogo online.

"Eles gastaram 550 libras (cerca de R$ 2,6 mil) e ainda assim não conseguiram Lionel Messi, jogador favorito deles."

Lionel Messi não estava no pacote de jogadores comprado pelas crianças
Lionel Messi não estava no pacote de jogadores comprado pelas crianças
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A produtora de videogames Electronic Arts, distribuidora do Fifa, se recusou a comentar, mas forneceu um link com suas diretrizes sobre o controle de compras no jogo - que varia dependendo da plataforma ou do console que está sendo usado.

Como ativar o controle de gastos:

Alguns dispositivos são mais complicados do que outros, confira um guia rápido (e não exaustivo):

- Xbox One: pressione o botão Xbox no controle para abrir o painel. No menu "sistema", siga os seguintes passos: configurações>conta>entrada, segurança e senha. Selecione "alterar minhas opções de entrada e segurança", role para a direita para "personalizar" e selecione "pedir minha chave de acesso para fazer compras".

- Nintendo Switch: faça o login usando sua conta Nintendo de responsável, clique em "grupo de família" e selecione a conta de cada membro da família que deseja restringir. Clique em Gastos/Compras na Nintendo eShop e Nintendo.com - e marque "restringir". Em seguida, escolha "salvar alterações".

- iPhone ou iPad: acesse ajustes>tempo de uso e toque em "ativar tempo de uso". Você vai precisar configurar um "código de pais" separado. Em seguida, acesse "conteúdo e privacidade", acesse "compras no iTunes e App Store" e selecione "não permitir".

- PS4: você deve configurar uma conta separada para seu filho. O limite de gasto mensal é definido automaticamente como zero. A Sony diz que não reembolsará as compras feitas a partir de contas de adultos.

Em 2018, o site de notícias sobre jogos Eurogamer publicou uma entrevista com um jogador adulto de Fifa que descobriu que havia gasto US$ 10 mil (R$ 37,7 mil) em dois anos, depois de solicitar seus dados à Electronic Arts com base na Liberdade de Informação.

Ele disse ao site que "simplesmente não valeu a pena".

Jogadora de futebol no estádio
Jogadora de futebol no estádio
Foto: EA / BBC News Brasil

Um relatório recente divulgado pela organização Internet Matters mostrou que 26% dos 2 mil pais de crianças de quatro a 16 anos de idade entrevistados estavam preocupados com a quantidade de dinheiro que seus filhos gastavam com as compras no jogo.

A diretora-executiva Carolyn Bunting alerta que é importante que os pais se lembrem de proteger suas senhas ou números de pins, e que também tenham discussões regulares com as crianças sobre o que é gratuito nos jogos e o que custa dinheiro.

"Tenho certeza que a maioria das crianças não vai querer estar na posição de que gasta o dinheiro dos próprios pais em atualizações ou, neste caso, em novos jogadores do Fifa", disse ela.

A polêmica do 'loot box'

No ano passado, a Bélgica proibiu a venda das chamadas loot boxes ("caixas de recompensa", em tradução livre) de videogames - que contêm personagens especiais ou recompensas que podem ser comprada durante o jogo, mas não podem ser visualizadas previamente.

Em junho, Kerry Hopkins, vice-presidente da Electronic Arts, disse aos parlamentares britânicos que as "caixas" eram "bastante éticas e divertidas", comparando as mesmas a um Kinder Ovo.

"Achamos que a maneira como implementamos esse tipo de mecânica - e o Fifa é o grande exemplo, o Fifa Ultimate Team e nossos pacotes - é, na verdade, bastante ética e divertida, muito prazerosa para as pessoas", diz ela.

O professor Andrew Przybylski, diretor de pesquisa do Instituto de Internet de Oxford, no Reino Unido, afirmou que são necessários mais dados para avaliar o impacto das compras de "caixas" virtuais.

"As caixas de recompensa e as compras dentro dos aplicativos apresentam aos pais uma nova fronteira de desafios", disse ele à BBC.

"Embora as caixas de recompensa pareçam jogos de azar, não saberemos quais são seus efeitos até que essas empresas comecem a compartilhar seus dados com cientistas independentes."

"Não há boas evidências de que seja jogo de azar, mas o fato de não termos dados concretos deve ser uma preocupação."

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