PUBLICIDADE

Mazda atualiza display touch para melhorar segurança dos veículos

Modificação foi implementada no novo modelo do Mazda3...

21 jun 2019 - 22h14
Compartilhar
Exibir comentários

A fabricante japonesa Mazda está atualizando as telas sensíveis ao toque em seus carros. O objetivo é garantir maior segurança aos usuários visto que estes displays podem representar um risco à segurança das pessoas no trânsito. A atualização chega ainda este ano e deve ser aplicada nos próximos lançamentos da empresa.

A Mazda vem estudando há algum tempo os possíveis riscos que uma tela sensível ao toque pode oferecer, tanto para os motoristas quanto para pedestres. De acordo com uma pesquisa interna, eles descobriram que "quando um motorista interage com uma tela sensível ao toque em qualquer veículo, ele costuma mover um pouco o volante, fazendo com que o carro saía da pista", disse Matthew Valbuena, engenheiro da Mazda North America.

Outro problema é que o motorista precisa olhar para o lado para poder interagir com o display. Esse movimento, somado com a mudança de direção no volante, leva tempo suficiente para tirar a concentração do motorista, podendo ser o motivo de um acidente grave na estrada. A resposta encontrada pela Mazda para resolver a situação foi reposicionar o painel sensível ao toque para um local mais próximo da cabeça do motorista, perto do para-brisa. A fabricante implementou as mudanças no atual modelo do Mazda3 e deve levar o conceito para seus demais veículos

Dentre as principais alterações, além da mudança do local, a nova tela fica agora ligeiramente inclinada em direção ao motorista. Esta pequena modificação já é suficiente para reduzir o tempo que o motorista precisa desviar os olhos da pista.

A Mazda também está tentando adicionar controles mais simples e táteis aos carros. A ideia é que a resposta seja mais rápida e precisa para que o sistema responda aos comandos, como aumentar ou diminuir o volume de uma música. Por fim a empresa também aumentou o contraste para facilitar ainda mais a visualização da tela.

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade