PUBLICIDADE

Lucro do Baidu sobe com aumento do foco em dispositivos móveis e inteligência artificial

28 jul 2017 - 12h39
Compartilhar
Exibir comentários

O provedor chinês de ferramentas de buscas online Baidu divulgou um salto no lucro trimestral, recuperando-se de uma sequência de investigações regulatórias no ano passado, com o aumento do foco em dispositivos móveis e serviços de inteligência artificial puxando o crescimento.

Sede do Baidu em Pequim, China
17/12/2014 REUTERS/Kim Kyung-Hoon/File photo
Sede do Baidu em Pequim, China 17/12/2014 REUTERS/Kim Kyung-Hoon/File photo
Foto: Reuters

O resultado chega em um momento em que o Baidu concentra sua atenção em apenas algumas áreas fora de seu negócio principal, enquanto as outras duas grandes empresas de tecnologia da China - Tencent Holdings e Alibaba Group Holding - gastam bilhões de dólares na expansão para diversos setores em vários mercados.

O Baidu disse que seu lucro líquido atingiu 4,41 bilhões de iuanes (654 milhões de dólares) nos três meses até junho, 83,5 por cento a mais que no ano anterior, quando o lucro caiu em um terço, no resultado mais fraco desde a listagem na bolsa de Nova York em 2005.

A queda do lucro do ano passado coincidiu com as investigações sobre como terceiros usaram o serviço de publicidade do Baidu, após a morte de um paciente com câncer, que encontrou tratamento ineficaz por meio de anúncios no Baidu.

O inquérito, por sua vez, levou à reestruturação do Baidu, que desviou recursos de empreendimentos menos lucrativos para Inteligência Artificial, big data, serviços em nuvem e vídeo, o que contribuiu para o salto no lucro do segundo trimestre.

O Baidu disse que a receita no segundo trimestre subiu 14,3 por cento, para 20,87 bilhões de iuanes, ante estimativa média de 13 analistas consultados pela Reuters de queda de 13,8 por cento.

A empresa espera crescimento maior da receita no terceiro trimestre, de até 30 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

O Baidu espera que a receita do terceiro trimestre cresça para uma faixa entre 23,13 bilhões e 23,75 bilhões de iuanes, com crescimento oriundo de anúncios e vídeos, assim como serviços financeiros e computação em nuvem, disse a chefe da subsidiária Baidu Capital, Jennifer Li.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade