PUBLICIDADE

Loon, do controlador do Google, lança serviço de internet baseado em balões no Quênia

8 jul 2020 - 17h05
Compartilhar
Exibir comentários

A empresa controladora do Google, Alphabet, começou a oferecer nesta quarta-feira o primeiro serviço comercial de acesso a internet em alta velocidade por meio de balões em vilas de regiões remotas do Quênia.

Ceo da Telkom Kenya, Mugo Kibati, testa telefone celular com tecnologia Loon em Radad, Baringo, Quênia
 8/7/2020 REUTERS/Jackson Njehia
Ceo da Telkom Kenya, Mugo Kibati, testa telefone celular com tecnologia Loon em Radad, Baringo, Quênia 8/7/2020 REUTERS/Jackson Njehia
Foto: Reuters

O serviço é promovido pela Loon, uma unidade da Alphabet, e pela operadora de telecomunicações Telkom Kenya.

"O Quênia é o primeiro país a ter estações rádio-base no céu. Agora poderemos cobrir o país inteiro em um espaço de tempo bem curto", disse o ministro da Informação, Joe Mucheru.

A tecnologia já foi usada antes, mas não comercialmente. Operadoras dos EUA usaram balões para conectar mais de 250 mil pessoas em Porto Rico após a passagem de furacão em 2017.

O projeto tem como objetivo oferecer acesso por meio de tecnologia de telefonia celular 4G.

As estações flutuantes têm uma cobertura muito mais ampla, de cerca de centenas de vezes a área coberta por uma torre de telefonia celular tradicional, afirmou o presidente da Loon, Alastair Westgarth.

Os balões grandes e translúcidos são equipados com painéis solares e bateria e flutuam na atmosfera superior, acima de nuvens e da passagem de aviões. Eles foram lançados da Califórnia e Porto Rico e são controlados por computadores de voo da Loon, no Vale do Silício. Os balões usam hélio e pressão para manobrarem no céu. A tecnologia também inclui software de inteligência artificial para fazer o balão navegar sem muita intervenção humana.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade