PUBLICIDADE

Líderes da UE alertam para ameaça cibernética e notícias falsas nas eleições de maio

20 mar 2019 - 14h57
Compartilhar
Exibir comentários

Os líderes da União Europeia vão soar o alarme esta semana sobre a ameaça de as eleições na UE em maio serem minadas por uma campanha coordenada de notícias falsas e desinformação por parte de potências estrangeiras.

Bandeira da União Europeia em Londres
20/03/2019 REUTERS/Hannah McKay
Bandeira da União Europeia em Londres 20/03/2019 REUTERS/Hannah McKay
Foto: Reuters

Um rascunho da declaração vista pela Reuters na quarta-feira, antes de uma reunião de líderes a ser realizada em Bruxelas na quinta e sexta-feira, disse que eles pedirão aos governos que façam mais para proteger as próximas eleições.

O rascunho do comunicado é o mais recente sinal de preocupação com evidências crescentes, particularmente desde as eleições presidenciais nos Estados Unidos, de que a Rússia tem procurado semear a divisão na Europa.

"Muitos de nossos países, incluindo a França, já foram alvo de campanhas, ataques ou manipulação", disse uma autoridade do Palácio do Eliseu. "Temos que aumentar nossos esforços a nível europeu ... hoje nossas forças estão dispersas e ainda não são suficientes."

Os chefes de Estado do bloco pedirão aos governos que compartilhem informações sobre ameaças por meio de um novo sistema de alerta, lançado pelo Executivo do bloco. Eles também convocarão plataformas online, como o Facebook e o Google para que façam mais para remover conteúdo enganoso ou ilegal.

Até agora, os esforços da UE têm sido limitados por diferentes regras eleitorais em cada Estado-membro e têm dúvidas sobre até que ponto os reguladores podem ir em resposta a conteúdos enganosos online, especialmente originados nos seus próprios Estados-membros.

O sistema de alerta antecipado lançado este mês visa ajudar a educar e acelerar as respostas das autoridades nacionais. Bruxelas também montou seu próprio site de verificação de fatos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade