PUBLICIDADE

Lenovo tem prejuízo no trimestre por mudança tributária nos EUA

1 fev 2018 - 14h35
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A fabricante de computadores Lenovo disse que não atingirá a meta gerar lucro no negócio de dispositivos móveis até março, após divulgar um prejuízo trimestral devido a gastos extraordinários ligados à reforma tributária nos Estados Unidos.

Painel da Lenovo durante evento em Barcelona, Espanha
25/02/2016 REUTERS/Albert Gea
Painel da Lenovo durante evento em Barcelona, Espanha 25/02/2016 REUTERS/Albert Gea
Foto: Reuters

A empresa, que perdeu a coroa de maior de fabricantes de PCs do mundo para a HP em 2017, viu o negócio de smartphones sofrer devido aos maiores preços dos componentes e à concorrência feroz.

Os problemas do grupo com telefones começaram depois que comprou a Motorola Mobility do Google por 2,9 bilhões de dólares em 2014, mas teve dificuldade em integrar os ativos.

"Vamos melhorar ainda mais a rentabilidade, mas provavelmente o ponto de equilíbrio não acontecerá no próximo trimestre", disse o presidente e CEO Yang Yuanqing à Reuters, referindo-se ao negócio móvel.

    O segmento, que representa 16 por cento da receita da Lenovo, registrou prejuízo operacional de 92 milhões de dólares no trimestre fiscal encerrado em dezembro.

O negócio principal de PC e de dispositivos inteligentes, que responde por 70 por cento da receita da empresa, no entanto, registrou crescimento de 8 por cento na receita do trimestre.

A receita total da Lenovo de outubro a dezembro atingiu o pico em três anos, a 12,94 bilhões de dólares, um pouco acima 12,17 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

A empresa, contudo, teve prejuízo líquido de 289 milhões de dólares, ante lucro de 98 milhões de dólares no ano passado. O resultado foi afetado pela despesa extraordinária de 400 milhões de dólares relativa a mudança na legislação tributária dos EUA.

A Lenovo reiterou que a perspectiva de curto prazo para os negócios é desafiadora, mas disse que a longo prazo os cortes nos impostos corporativos nos EUA vão afetar "positivamente" os resultados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade