PUBLICIDADE

Lenovo diz que problemas de fornecimento atingirão vendas, receita desacelera

26 mai 2022 - 11h48
(atualizado às 12h24)
Compartilhar
Exibir comentários

A Lenovo alertou nesta quinta-feira que as vendas vão cair no curto prazo, já que os lockdowns promovidos em cidades na China aumentaram a escassez de microchips. A empresa divulgou mais cedo o crescimento trimestral mais lento em sete trimestres.

"Devido aos ventos contrários macroeconômicos, a escassez está pesando significativamente no curto prazo", disse Luca Rossi, vice-presidente executivo da Lenovo, em teleconferência sobre os resultados da companhia.

O diretor financeiro da Lenovo, Wai Ming Wong, disse que as operações da fábrica da empresa em Shenzhen foram impactadas durante o trimestre pelas medidas sanitárias.

A empresa disse que está vendo algum alívio na escassez de suprimentos para o segmento de PCs, mas disse que seus negócios de smartphones e data centers ainda estão sob forte pressão.

A Lenovo liderou o mercado com uma participação de 23,1% no período de janeiro a março, segundo dados da empresa de pesquisa Counterpoint.

A receita da empresa subiu para 16,69 bilhões de dólares no trimestre encerrado em 31 de março, de 15,63 bilhões um ano antes, abaixo da estimativa média de 17,36 bilhões de 9 analistas, segundo a Refinitiv. O crescimento anual do faturamento, de 6,8% sobre um ano antes, foi o mais lento em sete trimestres.

No entanto, o lucro atribuível aos acionistas saltou para 412 milhões de dólares, superando as expectativas dos analistas.

A Lenovo também divulgou o resultado do ano fiscal encerrado em março. A receita aumentou 18%, para 71,6 bilhões de dólares, e o lucro saltou 72%, para 2 bilhões de dólares, os níveis mais altos para ambos desde que a empresa abriu capital em 1994.

A Counterpoint informou em abril que as vendas globais de PCs caíram 4,3% no primeiro trimestre de 2022, já que a guerra na Ucrânia e os lockdowns da China pressionaram cadeias de suprimentos já fragilizadas e aumentaram a escassez de componentes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade