PUBLICIDADE

Itália introduzirá imposto sobre gigantes da web em 2020

16 out 2019 - 11h43
(atualizado às 12h25)
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália aprovou nesta quarta-feira um novo imposto sobre empresas digitais, incluindo gigantes dos Estados Unidos, como parte do projeto de orçamento para 2020, uma medida que pode atrair ameaças de retaliação de Washington.

REUTERS//File Photo
REUTERS//File Photo
Foto: Reuters

A taxa, a ser introduzida a partir do próximo ano, obrigará empresas como Facebook, Google e Amazon a pagar uma taxa de 3% sobre suas transações pela internet, de acordo com o texto do projeto de orçamento.

Washington disse repetidamente que o imposto visava injustamente as empresas norte-americanas. Uma autoridade sênior dos EUA disse que o presidente Donald Trump estava pronto para ameaçar retaliar quando se encontrar com o presidente italiano, Sergio Mattarella, em Washington nesta quarta-feira.

O imposto italiano deverá render cerca de 600 milhões de euros por ano, disseram fontes à Reuters na segunda-feira, enquanto Roma tenta encontrar receitas alternativas que permitirão evitar um aumento programado na tributação sobre consumo.

A Itália e outros membros da União Europeia reclamam há muito tempo sobre a forma como as gigantes da web obtêm grandes lucros em seus países, mas pagam apenas alguns milhões de euros em impostos a cada ano. Mas a UE até agora não concordou como um bloco sobre como tributar as empresas.

Por enquanto, as empresas podem registrar lucros em países com baixos impostos, como Irlanda e Luxemburgo, independente da origem da receita.

O plano da Itália está amplamente alinhado com as propostas da OCDE, que na semana passada incentivou governos a redefenir suas regras tributárias para taxarem as gigantes globais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade