PUBLICIDADE

Itália está próxima de novo governo e Trump apoia volta de Conte como primeiro-ministro

27 ago 2019 - 19h45
Compartilhar
Exibir comentários

Os dois partidos que tentam formar o novo governo italiano pareciam estar próximos de um acordo de coalizão nesta terça-feira, animando os mercados financeiros e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que disse esperar que Giuseppe Conte seja reempossado como primeiro-ministro. 

Giuseppe Conte, que renunciou ao cargo de primeiro-ministro da Itália, mas pode voltar ao cargo. 25/8/2019. REUTERS/Dylan Martinez
Giuseppe Conte, que renunciou ao cargo de primeiro-ministro da Itália, mas pode voltar ao cargo. 25/8/2019. REUTERS/Dylan Martinez
Foto: Reuters

O cargo de Conte foi um ponto de disputa nas negociações entre o Movimento 5-Estrelas, que integra a coalizão que está de saída, e o oposicionista Partido Democrático (PD), que resistiu à reintegração de Conte no cargo. 

"Começa a ficar bom para o altamente respeitado primeiro-ministro da República da Itália, Giuseppi (sic) Conte", disse Trump no Twitter. "Um homem muito talentoso que esperançosamente continuará como primeiro-ministro". 

Depois de alguns recuos no início de terça-feira, as negociações instáveis entre o 5-Estrelas, considerado anti-establishment e o centro-direitista PD pareciam estar novamente encaminhadas, com comentários animados de ambos lados provocando altas expressivas nos mercados financeiros. 

"Nosso trabalho continua de maneira frutífera", disse o líder do PD no Senado Andrea Marcucci a jornalistas em comentários breves após reunião com autoridades do 5-Estrelas. 

A vice-líder do PD Paola De Micheli disse que os dois lados haviam "analisado pontos para um programa de base comum", enquanto o chefe do 5-Estrelas no Senado Stefano Patuanelli relatou um "bom clima" e disse que as conversas continuariam na quarta-feira. 

Os partidos devem reportar de volta ao presidente Sergio Mattarella na quarta-feira. Se nenhum acordo for selado, ele apontará um governo interino e convocará novas eleições. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade