PUBLICIDADE

iPhone: O que faz o Back Tap, 'botão secreto' que a Apple adicionou com sua nova atualização de software

O iOS 14 inclui uma função que permite abrir o Siri, tirar screenshots e bloquear o telefone. Aprenda como usar.

3 nov 2020 - 15h47
(atualizado às 15h52)
Ver comentários
Publicidade
'Back Tap' transforma todo lado de trás do iPhone em um novo botão
'Back Tap' transforma todo lado de trás do iPhone em um novo botão
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Quem tem um iPhone 8 ou modelo mais recente pode ter percebido um "botão secreto" que dá funcionalidade à parte traseira do dispositivo.

Não se preocupe caso não tenha se dado conta, já que isso não é visível; é preciso configurá-lo.

Esse é um novo recurso chamado "Back Tap", que a Apple criou quando lançou seu iOS 14, a versão mais recente do software que opera seus smartphones.

O que é o Back Tap?

Back Tap se traduz como "Toque Atrás", um toque reverso que transforma toda a parte traseira do iPhone em um novo botão e oferece aos usuários novas maneiras de interagir com seu dispositivo.

Basta apertar ou tocar na parte traseira do telefone uma, duas ou três vezes, dependendo de como ele está configurado, para abrir atalhos de funções específicas.

Você pode usar o recurso para iniciar o Siri, tirar screenshots da tela, abrir o menu de notificação, enviar um texto pré-programado ou bloquear o telefone, entre mais de 20 opções.

Como habilitar o Back Tap?

O sistema não funciona em todos os iPhones, apenas nos modelos iPhone 8 ou superior.

A configuração do software é fundamental.

A espessura da capa protetora pode interferir no 'Back Tap'
A espessura da capa protetora pode interferir no 'Back Tap'
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Você tem que ir ao aplicativo de "Configurações", a partir daí clicar em "Acessibilidade", ir em "Toque" e deslizar até "Back Tap".

Pressione "Toque Duplo" ou "Toque Triplo", dependendo da ação que deseja configurar.

Selecione o comando ou atalho que deseja atribuir a essa ação. Há uma lista de atalhos para que se escolha. Pressione "Back Tap" no canto superior esquerdo para salvá-lo.

De acordo com revistas especializadas, a ferramenta funciona muito bem considerando que ela deve distinguir entre um toque voluntário nas costas e um solavanco acidental que pode ser causado ao segurar o telefone.

Caso o "Back Tap" não funcione para você, considere trocar a capa protetora do telefone, que pode ser muito grossa para detectar o toque.

De acordo com o site de notícias de tecnologia Verge, o novo botão "confunde a linha entre hardware e software", permitindo ao usuário "fazer quase tudo que você possa imaginar".

Veja também:

Veja como funciona a Bixby, assistente de voz da Samsung:

 

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Publicidade
Publicidade