O Apple AirTags vem sendo mencionado em rumores há um bom tempo, e há indícios de que ele deve ser lançado em breve: o iOS já conta com a interface para localizar objetos perdidos com essa tag Bluetooth; isso pode ser acessado através de um comando no Safari.
De acordo com o MacRumors, basta abrir o Safari no iPhone ou iPad, inserir findmy://items e tocar em Enter: surge um pop-up avisando que o app Buscar será aberto, e lá estará a interface. Isso funciona em dispositivos rodando iOS 14.3 ou iPadOS 14.3 (ou mais recente).
O Tecnoblog confirmou que esse truque realmente funciona. "Controle seus itens do dia-a-dia", escreve a Apple; "adicione acessórios ou outros itens compatíveis com o app Buscar para que eles apareçam aqui".
Há um botão de adicionar item que leva a outra interface, na qual a Apple pede que você siga as instruções da fabricante para tornar a tag visível. No entanto, isso ainda não funciona. Há também um link "Saiba mais" para um artigo de ajuda, mas ele ainda não está disponível ao público.
O que esperar do Apple AirTags
Um vídeo oficial da Apple, publicado e removido em abril de 2020, mencionava o AirTags: essa tag Bluetooth terá um recurso de localização mesmo se seu celular estiver offline. Basicamente, os dispositivos próximos da Apple detectam a tag e informam seu paradeiro ao dono, usando um sinal anônimo e criptografado de ponta a ponta.
O AirTags servirá para encontrar mochilas, carteiras, chaves e outros objetos perdidos. Ele deve ter suporte a UWB (banda ultra-larga) para localizar itens com maior precisão. O analista Ming-Chi Kuo acredita que ele será lançado em 2021, assim como novos AirPods e um dispositivo de realidade aumentada.
A Samsung já prepara um concorrente chamado Galaxy Smart Tag, também com UWB e localização offline graças ao SmartThings Find. E a Tile, empresa conhecida no ramo de tags Bluetooth, estaria fazendo um produto semelhante.
iPhone já mostra interface que será usada para Apple AirTags