PUBLICIDADE

Investidor da Tesla fala com SEC sobre tuíte de Elon Musk de "financiamento garantido"

13 set 2018 - 02h11
Compartilhar
Exibir comentários

O maior investidor institucional da Tesla disse nesta quarta-feira que falou com reguladores dos Estados Unidos sobre os planos de Elon Musk de fechar o capital da montadora e afirmou que o executivo precisa de ajuda para gerir a companhia.

Elon Musk, presidente-executivo da Tesla 
06/02/2018
REUTERS/Joe Skipper
Elon Musk, presidente-executivo da Tesla 06/02/2018 REUTERS/Joe Skipper
Foto: Reuters

"Ele precisa de ajuda, tanto psicologicamente quanto na prática", disse James Anderson, gerente de ativos da Baillie Gifford, gestor de fundos da Scottish Mortgage Investment Trust.

Anderson disse à Reuters que conversou com Musk sobre a ideia de trazer outro executivo. Analistas pediram que a Tesla traga um vice-presidente de operações ou outro líder sênior.

Não foi possível contatar imediatamente a Tesla e autoridades da Securities and Exchange Commission (SEC) para comentarem o assunto.

Os últimos meses foram tumultuados e caóticos para a montadora e seu presidente-executivo. Enquanto a Tesla lutava para elevar a produção de seu sedã elétrico Model 3, em 7 de agosto Musk disse no Twitter que considerava fechar o capital da empresa a 420 dólares por ação em uma transação avaliada em 72 bilhões de dólares, e que o financiamento estava "garantido".

Na noite de 24 de agosto, uma sexta-feira, Musk, então enfrentando uma investigação da SEC sobre a precisão factual de seu tuíte, escreveu no site da Tesla que a empresa permaneceria pública, citando a resistência dos investidores.

Musk estava "chegando lá" com a ideia de aceitar mais ajuda na administração da empresa, disse Anderson, acrescentando que sugeriu a Musk que seus tuítes "não são uma coisa boa".

O investidor disse também que a empresa está conversando com a SEC sobre a proposta de Musk e informações de financiamento.

"Eu não sei o que eles farão com ele, mas não há nenhuma implicação de que fizemos algo errado", disse Anderson. "Acho que, naturalmente, eles queriam saber se os principais acionistas tinham alguma indicação ou conhecimento do tuíte sobre 'financiamento garantido'".

Os outros dois maiores acionistas institucionais da Tesla, o T. Rowe Price Group e a Fidelity Investments não comentaram se conversaram com a SEC sobre Tesla.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade