PUBLICIDADE

Wikipedia negocia acesso gratuito via celular ao brasileiro

Criado em 2001, qualquer usuário cadastrado pode entrar no Wikipedia e contribuir de forma anônima com novos verbetes e atualizações

18 ago 2014 - 09h06
(atualizado às 09h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Recentemente páginas de jornalistas foram alteradas por uma pessoa utilizando o endereço IP do governo federal</p>
Recentemente páginas de jornalistas foram alteradas por uma pessoa utilizando o endereço IP do governo federal
Foto: Reprodução

O Wikipedia quer ampliar o acesso a seu conteúdo em países emergente, como o Brasil. De acordo com o jornal O Estado S. Paulo, a Fundação Wikipedia, responsável pela administração do site está em fase final de negociações com uma operadora de telefonia brasileira para oferecer acesso gratuito ao conteúdo da enciclopédia virtual, por meio de um aplicativo para celular.

“Estamos em fase final de negociações com uma operadora brasileira, mas gostaríamos de trabalhar com todas”, disse ao jornal Carolynne Schloeder, diretora da divisão móvel do Wikipedia. O acesso gratuito à internet chega em um momento crítico do sistema no País, com páginas de jornalistas sendo alteradas por uma pessoa utilizando o endereço IP (protocolo de identificação da rede) do governo federal.

A plataforma do Wikipedia é colaborativa. Criada em 2001 por Jimmy Wales, qualquer usuário cadastrado pode entrar e contribuir de forma anônima com novos verbetes e atualizações. Ao todo, são 1,5 mil editores ativos editando página em português e 38 mil usuários cadastrados, além das 835 mil páginas na língua oficial do Brasil. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade