PUBLICIDADE

Wikipédia hospeda artigo falso sobre conflito na Índia por 5 anos

8 jan 2013 - 09h40
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Ele não foi detectado por cinco anos na Wikipédia, mas agora um artigo bastante detalhado sobre um conflito do século 17 entre Portugal colonial e o império Maratha da Índia foi apontado como uma farsa.

"O Conflito de Bicholim" de 1640-41, descrito em detalhes na página online acessada como um "artigo bom", foi desmascarada não como um episódio da história de Goa, mas sim como uma história criada por um usuário malicioso. Adicionada ao site em julho de 2007, a página só foi descoberta como uma mentira por um outro usuário atento em dezembro.

"Após uma avaliação cuidadosa e algumas pesquisas, cheguei à conclusão de que este artigo é uma farsa - uma farsa inteligente e elaborada", escreveu o usuário "ShelfSkewed", que descobriu que as fontes citadas também não existem.

O falso conflito foi adicionado à lista de farsas que perseguem o site desde sua fundação, em 2001, junto com as informações sobre a ilha inexistente de Bunaka, na Indonésia, e de Gaius Flavius Antonimus, suposto assassino de Julius Caesar. "A guerra fictícia entre os governantes portugueses de Goa e o Império Maratha que supostamente ocorreu de meados de 1640 até o início de 1641", afirma a nova referência.

A Wikipédia, que tem edições em 285 línguas, é aberta para qualquer um editar e, portanto, "pode ser abusada para criar fraudes", de acordo com o site. "Farsas na Wikipédia são consideradas vandalismo, e os autores persistentes de farsas estão sujeitos a bloqueio e banimento".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade