PUBLICIDADE

Victor Brecheret: Google homenageia escultor em doodle no 119º aniversário; saiba mais

Escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret é o homenageado pelo doodle do Google no seu 119° aniversário. Logo do buscador virou uma obra do artista

22 fev 2013 - 07h41
(atualizado às 09h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Victor Brecheret é o homenageado do Google nos 119 anos do seu nascimento
Victor Brecheret é o homenageado do Google nos 119 anos do seu nascimento
Foto: Google.com.br / Reprodução

Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro, é o homenageado pelo logo (doodle) do Google nesta sexta-feira, quando se completam 119 anos do seu nascimento, em 22 de fevereiro de 1894. Victor Brecheret é considerado o responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Ele nasceu na Itália, e veio para o Brasil ainda na infância.

A obra mais conhecida de Brecheret é o Monumento às Bandeiras, encomendada pelo governo de São Paulo em 1921. Erguida na região centro-sul da cidade, a escultura tem 240 blocos de granito, cada um pesando aproximadamente 50 toneladas, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura. Ela representa o esforço de diferentes tipos de colonizadores e personagens do Brasil no esforço de desbravar o país. E esta a obra homenageada pelo Google.

Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret, inspirou o doodle do Google em homenagem ao escultor
Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret, inspirou o doodle do Google em homenagem ao escultor
Foto: Wikimedia Commons / Reprodução

A biografia de Victor Brecheret se mistura com a de outros nomes importantes da arte brasileira, como Emiliano Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia. Ele participou com eles da introdução do pensamento vanguardista no Brasil e também estava na Semana de Arte Moderna de 1922. Sua vida e obra incluem obras como Ídolo, Fauno, Depois do Banho, O Índio e Sasuapara e o Monumento a Duque de Caxias.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade