PUBLICIDADE

"Viciados" em tecnologia participam de acampamento para desintoxicação

Maioria dos frequentadores do acampamento na Califórina, Estados Unidos, é CEOs de startups de destaque no mundo real

25 jun 2013 - 16h19
(atualizado às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários

<p>Frequentadores&nbsp;ficaram sem acessos a seus smartphones</p>
Frequentadores ficaram sem acessos a seus smartphones
Foto: Getty Images
O repórter do Mashable, Vignesh Ramachandran, participou, num final de semana do Acampamento Grounded do Detox Digital (desintoxicação do mundo virtual, da tecnologia) para adultos, na Califórnia, Estados Unidos.

Mais de 320 pessoas participaram do programa. O repórter conta que não houve nenhuma  conversa de trabalho. O interesse era em conhecer uns aos outros (pessoas) e não os cargos ou funções, mesmo que ali estivessem CEOs de startups de destaque no mundo real. 

Abaixo estão alguns pensamentos extraídos pela reportagem do Mashable.

Elaine Wherry

A cofundadora da plataforma social Meebo, vendida para o Google em 2012 disse que estava checando seus e-mails até o último minuto" antes do detox começar.

"Então, assim que o telefone ficou dentro do saco de papel, percebi que não era tão ruim assim, que eu estava bem”.

Ela disse que o fim de semana livre da tecnologia a fez perceber que ela gostaria de ser mais disciplinada sobre o uso de telefones antes de dormir.

"Eu percebi que dormi muito bem quando eu estava lá, e que foi muito, muito bom adormecer e e não pensar na minha lista de coisas a fazer ... e apenas ser capaz de dar esse tempo para mim - que foi realmente relaxante ", disse Wherry.

Fahd Butt

Fahd Butt é um engenheiro de software de inicialização de Mountain View, na Califórnia. Ele contou que foi duro ter que admitir que é um "viciado em gadgets."

"Existem momentos em que eu tenho o meu laptop, iPad, iPhone e TV - como quatro telas simultaneamente, há em torno de mim". 

No acampamento, ele aproveitou para relembrar o amor pela fotografia. Levou uma câmera antiga, que era do seu avô para o acampamento e acabou usando diversos rolos de fotografia.

Gina Staley

Gina Staley contou que  percebeu como os outros estavam reagindo com a tecnologia, quando deixou o acampamento. Staley, 32 anos, trabalha no departamento de TI de uma companhia ferroviária principal em Calgary, Alberta.

"Eu estava prestando mais atenção, como eu estou andando, vendo como as pessoas estão interagindo com o mundo, ou melhor, como não estão interagindo com o mundo. Todos nós, se não estamos falando com alguém, temos a cabeça para baixo e olhando para nossos celulares".

É por isso que Staley disse que vai implementar algumas mudanças na sua vida. Primeiro, ela quer ter diferentes momentos do dia para usar o celular, responder mensagens, e em seguida deixar o aparelho bem longe.

"Eu não quero isso na minha cara o tempo todo", disse ela.

Em segundo lugar, ela se deu conta do jantar silencioso do campo e que gostaria de comer pelo menos uma refeição por dia, onde não esteja na  frente da TV ou computador.

Ganna Boiko

Ganna Boiko contou que geralmente é uma pessoa muito social, usando Foursquare "100 vezes por dia" e verifica o e-mail e o Facebook muitas vezes.

"Foi estranho  perceber que eu não precisava de nada disso e que não sofreria sem ele. A visão principal era, na verdade, que é melhor ouvir a si mesmo e não a pequena tela do celular."

Fidget Wigglesworth

Levi Felix, cofundadora The Detox Digital contou que começou esses retiros para que as pessoas possam repensar sua relação com os dispositivos digitais. Depois de alguns problemas graves de saúde decorrentes do seu estilo de vida de 80 horas-por-semana conectado, Felix disse que finalmente se afastou, viajou o mundo e criou a The Detox Digital.

As informações são do site Mashable.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade