PUBLICIDADE

Tribunal da Turquia ordena retirada de bloqueio a YouTube

9 abr 2014 - 14h11
Compartilhar

Um tribunal penal de Ancara ordenou a retirada do bloqueio do canal de vídeos YouTube, vigente na Turquia desde o final de março, segundo informou o jornal "Milliyet".

O juiz deu assim razão ao YouTube, que na segunda-feira recorreu da sentença de bloqueio, e enviou ao órgão de Telecomunicação turca a ordem de eliminar os impedimentos para se ter acesso ao canal de vídeo.

Até as 16h (horário local) a ordem não tinha sido tornada efetiva e o YouTube continuava inacessível, salvo com ferramentas de navegação anônima, de amplo uso na Turquia.

Um tribunal de Ancara tinha ordenado o bloqueio do portal no dia 27 de março, pouco depois que o canal divulgou a gravação de uma conversa entre funcionários de alto escalão turcos que supostamente debatiam as opções de provocar uma guerra com a Síria.

O governo turco explicou o fechamento dias depois com a necessidade de "garantir a segurança dos cidadãos, dos funcionários de alto escalão e da República da Turquia contra as escutas ilegais realizadas através de espionagem".

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade