4 eventos ao vivo

'Selfie' de macaco gera briga entre fotógrafo e Wikipédia

Empresa alega que foto não pertence ao fotógrafo David Slater, já que foi o macaco quem apertou o botão da máquina

6 ago 2014
15h51
atualizado às 15h51
  • separator
  • 0
  • comentários

A Wikimedia, empresa americana por trás da Wikipédia, recusou diversos pedidos de um fotógrafo para remover uma de suas fotos, que foi usada online sem sua permissão. O argumento da companhia é que a imagem não pertence ao fotógrafo, já que foi tirada por um macaco. As informações são do Telegraph.

<p>Macaco da Indonésia roubou a câmera do fotógrafo David Slater e fez diversas selfies</p>
Macaco da Indonésia roubou a câmera do fotógrafo David Slater e fez diversas selfies
Foto: David Slater / Reprodução

A selfie do macaco foi tirada em 2011, quando o fotógrafo britânico David Slater estava na Indonésia fotografando a espécie Macaca nigra. Um dos animais roubou a câmera de Slater e tirou centenas de selfies. Muitas ficaram embaçadas, mas outras fotos ficaram ótimas e Slater ficou famoso com o ocorrido.

O profissional alega que a decisão da Wikimedia de manter a foto em seu banco de dados, do qual qualquer um pode usar sem precisar pagar por direitos autorais, está atrapalhando sua fonte de renda. Enquanto ele luta pela autoria da foto, a empresa diz que a imagem foi tirada pelo próprio macaco, portanto não pertence a ele.

O fotógrafo está gastando cerca de 10 mil libras para levar o caso à Justiça, e também afirma que gastou com a viagem e os equipamentos usados para tirar as fotos. “Para cada 10 mil fotos que eu tiro, uma dá dinheiro, o que me permite continuar na profissão. E esta é uma dessas imagens”, justificou Slater.

Confira tipos de selfie e veja em qual vocês se encaixa Confira tipos de selfie e veja em qual vocês se encaixa

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade