PUBLICIDADE

Saiba quem é o sueco que publicou 8,5% de todo o Wikipedia

Uso de algoritmo permite a produção em grande quantidade de verbetes no site

16 jul 2014 - 10h03
(atualizado às 10h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Sueco Sverker Johansson afirma que um bom dia consegue fazer até 10 mil novos conteúdos no Wikipedia
Sueco Sverker Johansson afirma que um bom dia consegue fazer até 10 mil novos conteúdos no Wikipedia
Foto: Wikimedia

O sueco Sverker Johansson é a pessoa que mais escreveu no Wikipedia. Ele contribuiu com 8,5% da plataforma de verbetes ou 2,7 milhões de artigos. De acordo com Daily Mail, o físico sueco de 53 anos de idade afirma também que criou pequenos artigos para cada espécie de pássaros e fungos. Além disso, catalogou espécies de borboletas e besouros.

Os dados podem parecer impressionantes para o autor, que consegue publicar até dez mil novos conteúdos em um “dia bom”. Mas é controverso, pois utiliza algoritmo de computador conhecido como bot (diminutivo de “robot”, do inglês “robô”) para fazer o trabalho. Este programa que é conhecido como Lsjbot, vasculha bancos de dados online para informações e os converte em artigo no Wikipedia.

O uso do algoritmo é criticado pelo entusiasta do Wikipedia, o alemão Achim Raschka, que afirmou ao Daily Mail que o uso de bots apenas “contém informações mais ou menos corretas".

Por sua vez, Johansson que trabalha na Universidade Dalarna na Suécia, afirmou que seu programa ajuda a aumentar as fronteiras do site. O Wikipedia possui atualmente 30 milhões de arquivos em 287 línguas fornecidas por voluntários por meio de sua plataforma colaborativa para edição e atualização de verbetes.

Curso de PHP e MySQL: Domine a linguagem e a configuração PHP, a integração com o MySQL e muito mais. Curso certificado pelo MEC! Comece já e melhore o seu currículo! Curso de PHP e MySQL

Domine a linguagem e a configuração PHP, a integração com o MySQL e muito mais. Curso certificado pelo MEC! Comece já e melhore o seu currículo!

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade