0

"O Brasil nos inspira", elogia CEO do Tumblr

28 mai 2012
16h01
atualizado em 25/9/2018 às 09h56
Rafael Maia

O americano David Karp é o criador do Tumblr, uma das ferramentas mais famosas de publicação e agregação de conteúdo na web. Aos 25 anos, ele decidiu expandir os negócios e está lançando a versão nacional do serviço, com o objetivo declarado de se tornar parte do cotidiano do usuário no País. O motivo é só um: "O Brasil nos inspira. Existe aqui uma utilização da ferramenta que talvez não tenhamos tido nem nos Estados Unidos", elogiou o CEO em entrevista ao Terra.

Hoje com 25 anos, o americano David Karp criou o Tumblr em 2007
Hoje com 25 anos, o americano David Karp criou o Tumblr em 2007
Foto: Divulgação

Em visita ao Brasil, David participou de encontros com usuários da plataforma e de uma festa oficial de lançamento do Tumblr, no último sábado, em São Paulo. Para ele, o mais fascinante é finalmente estar perto de um dos povos que mais bem usa a ferramenta. "A maneira como o brasileiro usa o Tumblr é que nos motivou a criá-lo. Aqui, não existe uma tendência específica. Eles falam de moda, de música, de humor. É muito diversificado", afirmou.

O "abrasileiramento" da plataforma, no entanto, não significa um escritório no País - nem em nenhum outro lugar do mundo. A companhia é estabelecida em Nova York desde 2007, quando foi criada, e não há planos para ter sedes em outros locais. O Brasil receberá uma espécie de embaixador - dois, na verdade - para representar a companhia em solo nacional, organizar eventos com usuários e tratar de questões com a imprensa.

"Para ser honesto, o Brasil não estava no nosso radar anos atrás. Mas o tráfego gerado do País nos abriu os olhos", confessou Karp. No planeta, o Tumblr tem 57 blogs criados e possui uma média de 20 bilhões de postagens desde sua fundação. O que chama a atenção é que, em setembro, o número era de 10 milhões.

O "low profile" de Karp e da chegada ao Brasil, onde existem 4 milhões de usuários do serviço, não se devem a falta de verba, de infraestrutura ou de planejamento. Tem mais a ver, na realidade, com o modo de pensar com que o Tumblr foi criado. "Desde que nascemos, sempre mantivemos baixas expectativas", afirmou Karp, ressaltando que, ainda assim, o trabalho para o crescimento diário em esfera global é árduo. "É isso que nos motiva", concluiu.

A competição com o Facebook, o Twitter e o Google
Quando o assunto são os competidores de mercado, Karp também é direto: "não competimos com ninguém. O Facebook e o Twitter não são nossos competidores", esclareceu o CEO, salientando o fato de que, atualmente, a web é difusa, oferecendo ao usuário a possibilidade de ter acesso a vários serviços que são complementares, e não excludentes.

A história passada do Tumblr é marcada, segundo Karp, pela vontade de inovar e pela consolidação como ferramenta que "organiza" a web."Desde que começamos, tentamos nos diferenciar pela inovação em vez de nos espelharmos em serviços similares que pudessem estar fazendo sucesso na web", afirmou. O futuro, porém, não é uma incógnita. "O nosso foco é sempre inovar, mas, a partir de agora, prestaremos mais atenção ao smartphone como plataforma. Ele é o dispositivo do futuro", concluiu o CEO.

Fonte: Terra
publicidade