PUBLICIDADE

NSA nega ter usado malware que finge ser Facebook

Documentos de Snowden teriam revelado malware usado para espionar computadores do mundo todo

13 mar 2014 - 19h25
(atualizado às 19h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) negou ter usado um malware que se mascara com a página do Facebook para espionar computadores. Nesta quarta-feira, 12, o site Intercept publicou uma matéria sobre o assunto, baseada em documentos entregues pelo ex-analista da agência Edward Snowden.

O artigo informa que o malware foi desenvolvido pela NSA e passou a ser usado em 2004 apenas em alvos específicos, mas em 2010, o governo americano teria aumentado seu uso em “escala industrial”. O malware seria capaz de coletar automaticamente dados de milhões de computadores ao redor do mundo.

Em comunicado, a NSA diz que o artigo é falso e que a agência usa suas capacidades técnicas apenas para suportar operações de inteligência lícitas e apropriadas, todas devendo ser cumpridas em acordo rígido com suas devidas autoridades. Ela também afirma que não usa suas capacidades técnicas para personificar sites de empresas americanas e que não mira nenhum usuário da internet sem autoridade jurídica apropriada.

O comunicado foi divulgado após o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, ter postado em sua página na rede social que ligou para o presidente Obama para expressar sua frustração sobre as ações do governo na espionagem na internet.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade